Setecidades Titulo
Grande ABC inaugura Instituto de Olhos
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
24/05/2001 | 20:53
Compartilhar notícia


Cinco meses depois de inaugurar o Instituto de Oncologia do ABC, o ministro José Serra volta a Santo André no sábado para a entrega do Instituto de Olhos do ABC, também instalado no campus da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Com o novo espaço, o número de consultas deverá aumentar em 200% – de 6 mil para até 20 mil por mês – e o de cirurgias em quase 300%, de 160 para cerca de 600 procedimentos mensais.

Apesar de a cerimônia estar marcada para sábado, às 10h, a unidade começou a atender no dia 26 de março. “Decidimos colocar tudo para funcionar e, somente depois, marcar a solenidade oficial de inauguração”, justificou o médico oftalmologista José Ricardo Rehder, professor titular e chefe da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Durante a cerimônia de inauguração, também será anunciado o lançamento do Projeto Global de Saúde Ocular de Santo André, parceria entre a Prefeitura do município e a Faculdade de Medicina que visa formar rede de atendimento para agilizar e melhorar o serviço oftalmológico oferecido à população da cidade.

De acordo com Rehder, a capacidade de atendimento no antigo prédio do Instituto de Olhos, também localizado no campus da faculdade, era restrita. O número de consultas por mês não passava de 6 mil. “O espaço físico não permitia que esse número fosse maior.”

Nos primeiros 60 dias de funcionamento do novo prédio, foram atendidas 24 mil pessoas, média de 12 mil por mês. De acordo com Rehder, o novo Instituto de Olhos poderá fazer entre 15 mil e 20 mil consultas num prazo de 30 dias. Para isso, conta com o trabalho de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e atendentes. Além de aumentar o atendimento, o novo espaço oferece mais conforto para o paciente, com ampla área destinada à espera.

O Instituto de Olhos do ABC atende pacientes de toda a região, principalmente de Santo André, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Isso significa que todos os procedimentos são gratuitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;