Internacional Titulo
Júri de julgamento de Michael Jackson é selecionado
Do Diário OnLine
Com AFP
23/02/2005 | 20:03
Compartilhar notícia


Um júri definitivo, integrado por quatro homens e oito mulheres, foi selecionado para o processo de abuso sexual contra um menor que enfrenta a estrela pop americana Michael Jackson.

Entre as 12 pessoas, que decidirão em última instância se Michael Jackson passará os próximos 20 anos na prisão, há um jovem homem de 20 anos e um viúva de 79.

Exceto por três hispânicos e um asiático, a grande parte do júri é de caucasianos. Nenhum negro está entre os escolhidos.

O processo de seleção dos jurados deve ser concluído antes deste fim de semana, com a escolha dos oito substitutos.

Os especialistas haviam previsto que este processo fosse mais demorado mas, apesar de duas semanas de interrupção provocada principalmente por uma gripe do cantor, que teve de ser hospitalizado, o juiz Rodney Melville conseguiu finalizá-lo rapidamente.

A acusação e a defesa tiveram a possibilidade de eliminar, cada uma, dez jurados, sem fornecer explicações. Após a eliminação de 20 pessoas na véspera, os últimos jurados potenciais foram novamente interrogados nesta quarta-feira por Thomas Mesereau, o principal advogado de Jackson.

Mesereau pediu a opinião dos futuros membros do júri sobre o intenso impacto na mídia que acompanha cada gesto do popstar e sobre a possibilidade de que crianças possam mentir sob ordens de um adulto.

"Como o réu poderia contar com um julgamento imparcial, quando até mesmo o ex-xerife do condado de Santa Barbara o acusa, em declarações à televisão, de ter agredido sexualmente um menor?", perguntou uma mulher negra, candidata às oito vagas restantes.O único negro que podia integrar o júri foi descartado pela acusação.

Michael Jackson ouviu as discussões com atenção nesta quarta-feira, e até fez menção de sorrir quando um jurado potencial, militar da reserva, admitiu: "Não conheço bem sua música, mas gosto do jeito com que ele dança".

A próxima etapa do processo será o exame das muitas demandas apresentadas por ambas as partes. A defesa pretende questionar a sinceridade da família da suposta vítima, hoje com 15 anos, que qualifica de "querelantes profissionais", acostumados com as denúncias caluniosas que podem se revelar lucrativas.

A lista das testemunhas que serão convocadas durante o julgamento inclui cerca de 370 nomes, como os de Diana Ross, Elizabeth Taylor ou o jogador de basquete Kobe Bryant. Os dois filhos mais velhos de Jackson, Prince Michael I e Paris, também poderiam ser convocados para depor.

Michael Jackson, 46 anos e pai de três filhos, enfrenta dez acusações, entre elas agressão sexual contra um menor, que tinha 13 anos na época dos fatos, e conspiração para reter o jovem e sua família em seu rancho 'Terra do Nunca' ('Neverland'), na Califórnia, em fevereiro e março de 2003. Jackson clama inocência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;