Economia Titulo
Empresário é condenado à prisão por fraudar mercado de ações
Da AFP
10/06/2003 | 22:14
Compartilhar notícia


O fundador da empresa farmacêutica ImClone, Sam Waksal, amigo da apresentadora de TV americana Martha Stewart, foi condenado nesta terça-feira a mais de sete anos de prisão por seu papel central em um escândalo financeiro.

A sentença, de sete anos e três meses de prisão, além de uma multa no valor de US$ 4 milhões, foi proferida oito meses depois de Waksal, 55, ter se declarado culpado de 6 das 13 acusações contra ele, incluindo fraude bancária e conspiração para obstruir a Justiça.

O fundador e ex-diretor-executivo da empresa foi acusado de ter vendido um grande número de ações de sua companhia pouco antes de a Administração de Drogas e Alimentos (FDA) americana ter negado a autorização para o novo remédio contra o câncer da empresa, o Erbitux. Waksal também é acusado de beneficiar seu pai e sua filha com informação privilegiada.

Martha Stewart, empresária do ramo de decoração e artigos para o lar e amiga de Waksal, foi envolvida no escândalo quando se soube que ela vendeu 4 mil ações da ImClone na véspera do anúncio da decisão da FDA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;