Setecidades Titulo
Festa homenageia colônia italiana de SBC
Fernando Inocente
Do Diário do Grande ABC
27/07/2003 | 21:41
Compartilhar notícia


Os festejos em comemoração do aniversário de São Bernardo, que completará 450 anos no próximo dia 20, já começaram. Um dos eventos comemorativos é a terceira edição da Festa das Nações. Neste final de semana, a Família Italiana foi a homenageada.

De acordo com o assessor especial do prefeito e coordenador das ações comunitárias do município, Ademir Silvestre, a Festa das Nações surgiu como forma de agradecimento a todos os imigrantes que ajudaram a construir a cidade. “São Bernardo se desenvolveu apoiada nas colônias, que trouxeram o desenvolvimento para cá.”

Comidas e bebidas típicas se espalharam pelas 25 barracas existentes. Entre elas estava a Coral Bicchieri D‘oro, que pertence ao círculo italiano de Toscana, do Riacho Grande. O prato principal era a brusqueta. “A história dessa comida é muito interessante, pois os moradores dessa região pegavam o pão amanhecido e colocavam condimentos e queijo parmesão por cima, levando ao forno”, explicou a componente do coral, Giselda Vertematti, 61 anos.

O presidente da Comissão de Festejos da cidade, Paulo Guidete, espera que esta edição da Festa das Nações, que também vai homenagear portugueses, japoneses e brasileiros, seja marcante para a população. “Preparamos diversos eventos comemorativos até meados de dezembro para os munícipes.” Segundo Guidete, o grande diferencial dessas festas é o ambiente familiar que se cria durante evento. “É fácil encontrar famílias inteiras se divertindo, pois esse é o espírito da festividade.”

O grupo de jovens Nostra Itália apresentou danças típicas de diversas regiões do país, mas o ponto alto da noite foram os shows de Agnaldo Rayol e Família Lima. Ontem, além do coral, se apresentariam os cantores Mafalda Minnozzi e Fred Rovella.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;