Cultura & Lazer Titulo
Thriller de Peter Yates é lançado em DVD
Do Diário do Grande ABC
06/01/2000 | 16:03
Compartilhar notícia


Steve McQueen tinha 50 anos quando morreu de câncer, em 1980. Foi um dos maiores astros de Hollywood, especialmente nos anos 60, sua grande fase. Foi quando fez Fugindo do Inferno, Bullitt e Crown, o Magnífico (refilmado há pouco com Pierce Brosnan). O melhor de todos esses filmes é o segundo. O thriller de Peter Yates está sendo lançado em DVD.

0 Nao faltam atrativos ao disco: menu interativo, seleçao de cenas, o que permitirá chegar mais rapidamente à eletrizante perseguiçao nas ruas de Sao Francisco, bastidores e trailer de cinema. Tudo isso ajuda a fazer do lançamento um item de colecionador, mas o melhor é mesmo o próprio filme.

McQueen faz o papel-título. É o detetive Frank Bullitt, uma figura definitiva entre todos os anti-heróis que ele criou. Bullitt percebe que há algo de sórdido na missao que recebeu: proteger a testemunha de um crime.

Quando ela morre (na verdade, é ele - um tiro à queima-roupa que bate na tela como um trovao), Bullitt rompe com suas obrigaçoes legais e institucionais correndo atrás de sua presa numa vertiginosa perseguiçao nas ladeiras de Sao Francisco. Nem por isso vira um justiceiro implacável na linha de Charles Bronson. Yates, diretor que veio do teatro, usa o personagem para tratar do seu tema preferido: as lutas que um homem precisa levar, quase sempre consigo mesmo, para viver com a posse de uma consciência.

O cinema mostrou muitas cenas de perseguiçao. Algumas se tornaram clássicas, mas a melhor é mesmo a de Bullitt. É de tirar o fôlego. Mas Yates nao é só um diretor capaz de filmar objetos em movimento. Mesmo quando trabalha com arquétipos, ele consegue dar densidade e intensidade aos conflitos. Há toques sofisticados que contribuem para o enriquecimento da trama.

McQueen é uma presença de grande carisma e magnetismo. E o filme ainda traz Jacqueline Bisset em seu primeiro papel destacado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;