Setecidades Titulo
Terceira Idade vence carnaval em S.Bernardo
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
11/02/2005 | 14:39
Compartilhar notícia


Sob protesto, a Terceira Idade Brilha São Bernardo é campeã do Carnaval 2005 da cidade. O resultado  surpreendeu os adversários e a Federação das Escolas de Samba, e gerou tumulto na tarde de quinta-feira durante a apuração. No dia do desfile, segunda-feira, as apostas eram para a Mocidade Alegre de São Leopoldo, campeã de 2004 e que neste ano ficou com o vice-campeonato, União das Vilas e Camisa Vermelha e Branca.

O resultado da classificação do grupo principal e a farta distribuição de notas 10 para a campeã – que só recebeu dois 9,5 – revoltou os presidentes das demais escolas. “É palhaçada porque nós ralamos o ano inteiro para entrar na avenida, enquanto essa escola teve regalias”, acusou um representante de outra agremiação, referindo-se ao fato de a campeã não pertencer à Federação e ter ligação com a administração municipal.

A revolta maior foi da ex-presidente da Camisa Vermelha e Branca, Jaidete Ferreira. Ao anúncio do resultado, Jaidete não conseguiu se controlar e partiu para cima da presidente da Terceira Idade, Natalina Paronetti. “Perder para gente da gente é uma coisa, mas para uma escola com privilégios é inaceitável”, gritava Jaidete.

Os privilégios a que ela se referia eram o fato de a escola ser formada por pessoas com mais de 60 anos que atuam nas atividades do grupo de terceira idade da Prefeitura. O centro de referência funciona também como barracão da escola, o que diminui as despesas com locação de espaço para a confecção de fantasias e carros alegóricos. Procurada pela reportagem, a Prefeitura não comentou o assunto.

A agremiação campeã se defende das acusações. “Fizemos um Carnaval muito bonito e foi a dedicação e a força de vontade dos 420 integrantes que nos garantiu o título”, disse a presidente da escola, Natalina Paronetti, entre uma e outra agressão verbal por parte dos presidentes concorrentes. A agremiação está no Grupo 1 de São Bernardo há dois anos.

O enredo da agremiação falava do Carnaval da cidade – Eis aqui o nosso Carnaval. A escola garantiu só perdeu um ponto: 0,5 no quesito mestre-sala e porta-bandeira e 0,5 em letra do samba. No ano passado, a agremiação ficou em 4º lugar.

Subida – Enquanto a última colocada do Grupo 1, a Gaviões do Morro, cai para o Grupo de Acesso no Carnaval de 2006, Renascente São Bernardo e Tradição da Vila (campeã e vice do grupo 2 deste ano) garantem vaga na elite. A Oásis, por sua vez, volta ao grupo de Pleiteantes, de onde sobem para o Grupo 2 Rosas Negras e Acadêmicos de Vila Baeta Neves.

A Mocidade Unida do Taboão fica fora do Carnaval de São Bernardo pelos próximos dois anos. A escola somou 79,5, insuficientes até para pagar os 110 sofridos em penalidades. A agremiação não levou a ala das baianas e a comissão de frente para a avenida. A Mocidade também entrou na avenida Aldino Pinotti com menos de 125 componentes, quantidade mínima exigida no regulamento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;