Setecidades Titulo
Alunos voltam às aulas na região
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
03/02/2002 | 18:31
Compartilhar notícia


Nesta semana, começam as aulas nas escolas públicas municipais e estaduais – no Grande ABC, a exceção é Rio Grande da Serra, onde 2.312 estudantes reiniciarão as atividades, no dia 18 (veja calendário no quadro). Na rede estadual, 319.140 estudantes do ensino fundamental e 148.360 do ensino médio iniciam as aulas a partir da quarta-feira.

As irmãs Simone, 18 anos, e Solange Pereira Martins, 16, de São Bernardo, fazem parte do grupo de estudantes que se prepara para voltar a uma das 367 unidades estaduais distribuídas na região. Na sexta-feira passada, as irmãs faziam pesquisa de preço de material escolar em lojas das ruas centrais da cidade. “Já comprei meu fichário para facilitar minhas anotações em sala de aula”, disse Simone.

Na rede municipal de ensino de Santo André, a maratona começa nesta segunda-feira. “Temos 26.055 alunos matriculados nos ensino infantil, fundamental e para adultos e jovens, e mais 1,5 mil no Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos)”, disse Cleuza Rodrigues Repulho, secretária de Educação e Formação Profissional do município.

Segundo ela, neste ano, estão previstas as construções de uma creche no Parque Miami para 300 crianças, dois centros profissionalizantes e um Centro de Formação de Profissionais de Educação – investimento na ordem de R$ 6 milhões. “Hoje temos uma lista de espera de 3 mil crianças na educação infantil. Para isso, estamos criando espaços alternativos, como tendas, com o Projeto Sementinha.”

Vagas – Em São Bernardo, os primeiros a voltar a estudar foram os alunos do Mova, no último dia 1º. Na próxima quinta-feira será a vez das crianças de 1ªa 4ªséries do ensino fundamental e alunos especiais; e no dia 14, os da educação infantil. Ao todo, são 76.479 alunos, o que corresponde a mais 12.796 alunos do que no ano passado, que freqüentarão 138 escolas municipais. Segundo a assessoria de imprensa do município, estão previstas as construções de quatro escolas neste ano: nos bairros Montanhão, Batistini, Nova Petrópolis e Jardim Ipê. Elas representarão mais 5,5 mil vagas no ensino fundamental.

Com as filhas Natália, 11 anos, e Janaína, 4, Adilson Osti, 35 anos, fazia pesquisa de preço de material escolar na semana passada. “Elas vêm comigo para fazer a pesquisa de preço. Por enquanto, só comprei uma pasta.”

Em São Caetano, as aulas nas escolas de educação infantil serão iniciadas na quinta-feira, totalizando 5.679 estudantes em 39 unidades. Já em Diadema, 27.613 alunos do ensino infantil ao Mova voltam das férias nesta terça-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do município, a maior lista de espera encontra-se no ensino infantil. Dos 0 aos 6 anos, são 14.454 crianças no período integral, e dos 4 aos 6 anos, 3.620, no período parcial.

O único ciclo, que ainda está com matrículas abertas é o de suplência I (1ªa 4ªsérie do primeiro grau). Os interessados a partir dos 14 anos podem obter mais informações na coordenação de Educação de Jovens e Adultos de Diadema, no telefone 4057-1135.

Mauá inicia o ano letivo nesta segunda-feira, com 22.740 alunos matriculados na educação infantil, nos ensinos fundamental, especial e para adultos, em 33 unidades. São mais 1,2 mil vagas em relação a 2001. Em Ribeirão Pires, foram matriculados 5.573 alunos neste ano, mais 260 em relação a 2001. Nesta segunda-feira, começam as aulas do ensino fundamental e, no dia 18, os alunos do período parcial da educação infantil.

Mais 92 vagas na educação infantil foram criadas em Rio Grande da Serra. “Vamos construir mais três salas de aula, que deverão atender a 180 alunos e será construído o Centro de Educação de Jovens e Adultos, no bairro de Santa Tereza, que possibilitou a abertura de mais 300 vagas”, disse o secretário municipal de Educação, Donizete Garcia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;