Setecidades Titulo
Região aprova 29,86% dos candidatos na OAB
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
24/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O Grande ABC aprovou 29,86% dos advogados inscritos no exame 134 da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Divulgada ontem, a lista do exame deste ano mostra que de um total de 24.827 candidatos inscritos no Estado, foram aprovados 10.818 bacharéis, o equivalente a 29,17%, quase o dobro de aprovados do exame anterior 133, que registrou o índice de 15,9% de aprovações. Na região, dos 1.534 inscritos participantes, 458 foram provados.

A primeira fase foi realizada no dia 27 de janeiro e a segunda no dia 9 de março. Pela primeira vez o exame foi aplicado pela Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) ligado à Universidade de Brasília.
"As perguntas da segunda fase da prova foram mais objetivas do que o teste anterior porque são pertinentes ao dia-a-dia da profissão", disse o diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo, Luiz Antonio Mattos Pimenta Araújo.

Para o presidente do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais da Uniban, Carlos Eduardo Inglese, o exame foi trabalhoso, mas bem elaborado. "O aluno que se preparou seriamente durante os cinco anos foi bem na prova. A tendência é de que o exame seja cada vez mais objetivo", salientou Inglese.

Rafael Ciaralo, de Santo André, que fez o exame para o teste na área tributária, comemora a aprovação. "Fiz cursinho para a segunda fase e estudei bastante com meus amigos", disse.

Já Mariana Fabris, de Santo André, não achou a prova tão difícil, mas não conseguiu ser aprovada. "Vou entrar com recurso para questionar algumas coisas", disse afirmou.

FRAUDE
O mesmo exame 134 havia sido suspenso pela OAB São Paulo depois do vazamento de questões do teste. Na época, o Diário publicou que a cópia do exame estava sendo vendida por um funcionário da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) e que, um aluno de um cursinho da região recebeu a proposta para comprá-la.
A OAB resolveu cancelar o contrato com a Vunesp.

O teste do dia 27 de janeiro, aplicado pelo Cespe, contou com regras diferenciadas. As provas foram digitalizadas e corrigidas pelo computador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;