Economia Titulo
Ataques nao afetam bolsas européias
Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 17:09
Compartilhar notícia


O mercado financeiro manteve firmeza nesta quinta-feira, depois dos ataques da Otan a posiçoes sérvias na Iugoslávia, fazendo valer o provérbio europeu sobre o comportamento das Bolsas de Valores: ``comprar ao som do canhao, vender ao som do violino'.

As praças européias operaram em alta, inclusive as do leste europeu, como as de Varsóvia e Budapeste. No mercado obrigatório, a tendência também foi de alta, com um relaxamento taxas a longo prazo. Quarta-feira à noite, quando a Otan lançou os primeiros ataques contra a Iugoslávia, Wall Street que fechou em baixa de apenas 0,05% nem pestanejou. Nesta quinta-feira, o mercado norte-americano registrava fortes lucros, com o índice Dow Jones ganhando 1,34%.

O mesmo comportamento do mercado norte-americano foi observado no europeu. Os pregoes operaram em alta, acompanhando a tendência de Wall Street.

O índice Euro Stoxx 50, que reflete o movimento nas praças da zona euro, finalizou com um lucro de 1,56%. Frankfurt, normalmente sensível aos acontecimentos no leste da Europa, teve um lucro de 1,39%, enquanto a perspectiva dos ataques em Kosovo fazia a Bolsa alema retroceder nos três primeiros dias da semana. Zurique registrou uma alta de 1,92%; Londres, de 1,14%; Amsterda, de 1,57%; Milao. de 1,50% e Madri, de 1,52%.

Istambul fechou em alta de 4,5%. A nota negativa foi dada pela Bolsa de Atenas que perdeu 4,57%. Na Europa do Leste, as Bolsas fecharam em alta: Varsóvia ganhou 2,5% depois de perder 5% na véspera. Praga ganhou 1,9%, Sofia, 0,86%. Budapest (que acaba de aderir à Otan) teve um lucro de 3%.

``Se o conflito militar se ampliar, os investidores poderao se retirar', destacou no entanto Marek Zywicki, consultor do Banco Wielkopolski (WBK, grupo irlandês AIB), em Varsóvia.

Depois de registrar certo pânico quarta-feira, o índice RTS na Bolsa de Moscou registrou uma alta de 4,97%, a 80,65, ante o otimismo despertado por um eventual acordo entre a Rússia e o FMI sobre el programa de reformas.

O dólar registrou um leve aumento ante as principais divisas no mercado de câmbio europeu, depois dos ataques da Otan, mas de forma limitada. As 13H40, o dólar era cotado a 118,04 ienes, contra 117,43 na noite de quarta-feira em Londres. O euro era cotado a 1,0870 dólar, contra 1,0926 na véspera.

Os operadores destacam que os ataques contra a Iugoslávia nao poem em risco interesses econômicos maiores, ao contrário do que ocorreu durante a Guerra do Golfo, há oito anos. A operaçao ``Tempestade do Deserto' contra o Iraque levou o preço do barril do petróleo a 40 dólares.

``Lamentavelmente para a Sérvia, trata-se de um país pequeno: também nao é estratégico nas rotas de abastecimento ou transporte, nem provedor de matérias-primas importantes', disse Andrew Milligan, economista do Morley Fund Managers, que administra os ativos do Grupo de Seguros CGU. Em Paris, os papéis das empresas de armamento registraram fortes altas, em particular Dassault Aviation (+9%) que fabrica o Mirage 2000, Lagardere (mísseis) +7,4% e Sagem (eletrônica) +3,8%. Em Londres, BAe, que fabrica o caça Harrier utilizado pela Otan, aumentou 8 pence, a 409,75.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;