Setecidades Titulo
Arma apreendida aparece com menores infratores
Guilherme Russo
Do Diário do Grande ABC
24/10/2009 | 09:13
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Um revólver calibre 38 que, segundo a polícia, já havia sido apreendido e mandado para o Fórum de Santo André, foi encontrado na manhã de ontem em poder de dois menores detidos em um carro roubado.

Os adolescentes, de 15 e 17 anos, foram flagrados na Vila Lutécia, em Santo André, em um Gol que havia sido roubado pouco antes, em São Bernardo. E contaram à polícia que haviam comprado a arma há cerca de um mês.

Segundo o boletim de ocorrência 5781/2009, registrado no 4º DP de Santo André, na noite de 7 de setembro, o revólver de numeração 1934158 foi apreendido com um trio acusado de roubar uma pizzaria na Praça Pérola Byington.

A arma foi mandada para o IC (Instituto de Criminalística) para a perícia e, no dia 24 de setembro, chegou ao Fórum de Santo André, segundo consta no ofício 1384, elaborado pelo 4º DP de Santo André.
O que aconteceu depois, ainda é um mistério, tanto para a polícia como para o TJ (Tribunal de Justiça), que responde pelo fórum.

O juiz Luiz Francisco Del Giudice, titular da 3ª Vara Criminal, iniciou ontem um processo administrativo para investigar o que ocorreu. O TJ não soube informar se a arma realmente desapareceu das dependências do Fórum. A investigação interna deverá apurar quem cuidava do local onde são depositadas armas apreendidas. O TJ se recusou a informar como é feita a vigilância no local, alegando questões de segurança.

O Diário apurou que, na maioria do tempo, apenas um guarda-civil municipal e um funcionário do TJ cuidam da sala onde estão armazenados diversos fuzis, submetralhadoras, pistolas e revólveres de diversos calibres.

A investigação criminal ficará a cargo da Delegacia Seccional de Santo André. Porém, o desaparecimento da arma terá que ser comprovado pelo TJ, que terá que acionar a polícia para investigação, segundo informou a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

O soldado da PM Genílson Roberto de Moraes, da 2ª Companhia do 41º Batalhão, contou que estava de folga na manhã de ontem, quando viu os dois menores saindo de um Gol cinza. O policial desconfiou da dupla porque, ao fechar o veículo, a porta foi trancada com a chave e não com o controle remoto do chaveiro, que também aciona o alarme do veículo.

Moraes disse que ligou para o 190 e foi informado que o carro havia sido roubado. Os menores saíram com o veículo e foram seguidos por Moraes. Quando o reforço de uma outra viatura apareceu, o policial deteve os adolescentes. Na delegacia, foi constatada que a arma já havia sido apreendida anteriormente.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;