Cultura & Lazer Titulo
Com 'Sopranos' como favorito, Emmy acontece este domingo
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
14/09/2007 | 11:50
Compartilhar notícia


Considerado o Oscar da TV americana, a 59ª edição dos prêmios Emmy acontece neste domingo, no Shrine Auditorium, em Los Angeles. Ao que tudo indica, este será o ano da série "Família Soprano", cuja última temporada foi exibida recentemente, e que lidera em número de indicações: 15 no total.

Ao todo, serão distribuídos prêmios em 22 categorias pela Academia Americana de Artes e Ciências da Televisão, mas as principais destinam-se mesmo às séries dramáticas e cômicas, que nos Estados Unidos causam mais ou menos a mesma comoção que as novelas no Brasil, pois são exibidas no horário nobre da TV americana.

Depois de ter seu episódio final assistido por cerca de 11,9 milhões de espectadores, em 10 de junho, "Família Soprano" deve sair consagrada da premiação. Em número de indicações, aparecem em seguida "Ugly Betty", com 11; "Grey's Anatomy" e "30 Rock", com 10; "The Office", com nove; e "Heroes" e "Dancing with the Stars", ambas com oito.

Categorias de série dramática

Como melhor série dramática, os Sopranos concorrem com "Boston Legal - Justiça Sem Limites", "Grey’s Anatomy", "Heroes" e "House". Se prevalecer o bom senso, a família mafiosa mais amada do mundo deve vencer, mas o páreo não está fácil. Afinal, "Heroes" é a nova série mais falada nos Estados Unidos depois de "Lost", e os médicos cativantes de "Grey’s Anatomy" e os casos bizarros de "House" registraram boas audiências nessa última temporada americana.

Na categoria de melhor ator dramático, James Gandolfini e seu Tony Soprano têm apenas um forte concorrente: Hugh Laurie, o doutor House, que ainda não ganhou um Emmy, ao contrário do primeiro. Kiefer Sutherland ("24 horas") venceu no ano passado; James Spader ("Boston Legal") também já foi premiado; e Denis Leary ("Rescue Me") corre como o azarão da vez.

No caso da melhor atriz dramática, Patricia Arquette ("Medium"), Edie Falco ("Família Soprano") e Mariska Hargitay ("Law & Order: Special Victims Unit") já venceram anteriormente, mas Edie desponta com a favorita, ao lado da excêntrica policial de Kyra Sedwick, de "The Closer". Minnie Driver, por "The Riches", é bem pouco cotada.

Já na categoria de melhor ator coadjuvante, a briga será mais acirrada. Dos Sopranos temos Michael Imperioli, o Christopher, que pode sair vencedor após sua morte impactante na série. De "Lost", Michael Emerson (o Ben) e Terry O’Quinn (John Locke) tiveram atuações impecáveis e também mereciam ganhar. Assim como o cativante Masi Oka, o japonês simpático de "Heroes" e T.R. Knight, o George de "Grey’s Anatomy". Corre por fora o veterano William Shatner (o Denny Crane de "Boston Legal").

Para melhor atriz coadjuvante, a situação também parece intrincada. A categoria conta com três atrizes de "Grey’s Anatomy" - Sandra Oh (a médica Cristina Yang), Chandra Wilson (Dra. Bailey) e Katherine Heigl (a Izzie) - e duas de "Família Soprano": Lorraine Bracco (a psicóloga Jennifer Melfi) e Aida Turturro (a irmã de Tony, Janice). Com isso, sobra pouco espaço para Rachel Griffiths, de "Brothers & Sisters".

Categorias de série cômica

Como melhor série cômica, um programa que não passa no Brasil e outro mais conhecido entre o público cult lideram a disputa: "Ugly Betty", a versão americana de "Betty, a Feia", e "The Office", também versão de uma série britânica. Mais populares entre os espectadores, "30 Rock" e "Two and a Half Men" têm menos chances de ganhar, assim como "Entourage".

Entre os atores cômicos indicados, o veterano Alec Baldwin, por "30 Rock", é o favorito. Tony Shaloub ("Monk") já ganhou três vezes; Charlie Sheen ("Two and a Half Men") é mais popular entre o público; e Steve Carell ("The Office") e Ricky Gervais ("Extras"), apesar de bons, têm menos força perto de Baldwin.

No caso das atrizes cômicas, a revelação America Ferrera, de "Ugly Betty", é bastante cotada, principalmente depois de ter levado o Globo de Ouro na mesma categoria no início do ano. Vinda do "Saturday Night Life", Tina Fey teve algum destaque com "30 Rock", enquanto as veteranas Felicity Huffman ("Desperate Housewives") e Julia Louis-Dreyfus, que conseguiu se separar de sua personagem Elaine em "Seinfeld" com "The New Adventures of Old Christine", são sempre consideradas. Mary Louise-Parker ("Weeds") é a que tem menos chances.

A categoria de coadjuvantes cômicos masculinos tem dois atores de "Entourage": Jeremy Piven (Ari Gold) e Kevin Dillon (Johnny Drama), Jon Cryer (o impagável Alan Harper de "Two and a Half Men", além de Rainn Wilson ("The Office") e Neil Patrick Harris, de "How I Met Your Mother".

"Two and a Half Men" tem duas atrizes entre as coadjuvantes cômicas: Conchata Ferrell, a empregada Berta, e Holland Taylor, a Evelyn Harper, mãe dos dois marmanjos da série. As outras indicadas são: Jaime Pressly ("My Name is Earl"), Jeena Fischer ("The Office"), Vanessa Williams ("Ugly Betty"), e Elizabeth Perkins ("Weeds").

Realities shows

Entre os realities shows concorrentes, todos são transmitidos pela TV paga no Brasil. "The Amazing Race" é o mais cotado para vencer. O programa concorre com "American Idol", uma das maiores audiências da TV americana, "Dancing with the Stars" - o "Dança dos Famosos" deles, "Project Runway", com a top model Heidi Klum, e "Top Chef".

Transmissão

A cerimônia do Emmy será transmitida ao vivo no Brasil pelo canal de TV paga Sony, a partir das 21h. Neste ano, Ryan Seacrest, de "American Idol", será o apresentador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;