Cultura & Lazer Titulo
Veneza assiste maior retrospectiva de obras de Salvador Dalí
Da AFP
10/09/2004 | 20:52
Compartilhar notícia


A maior retrospectiva européia das obras do pintor surrealista Salvador Dalí, em ocasião do centenário de nascimento do gênio catalão, foi inaugurada nesta sexta-feira, em Veneza, pelo rei Juan Carlos e pela rainha Sofia, da Espanha.

Mais de 300 obras, trazidas de 130 coleções, museus e instituições de vários países, entre eles Brasil, Alemanha, Bélgica, Canadá, Vaticano, Espanha, França, Estados Unidos e México estarão expostas no Palazzo Grassi, às margens do Grande Canal.

Organizada pela especialista em arte moderna Dawn Adfes em colaboração com a Fundação Gala Salvador Dalí, a exposição propõe uma viagem regressiva no tempo na obra gigantesca do artista, a começar pela tela ‘La cola de la golondrina’, pintada antes de sua morte, em 1989, e terminando com os desenhos feitos na infância.

A exposição será aberta ao público em 12 de setembro.

Dividida em trinta e seis salas, num espaço de quatro mil metros quadrados, a exposição começa com uma enorme montagem tridimensional com cinco telas brancas de 10 metros quadrados, onde aparece em destaque um tigre voador, inspirada numa das obras de Dalí e concebida pelo mago das máscaras venezianas, Guerrino Lovato.

A retrospectiva também faz uma viagem por vinte seções temáticas, que ilustram os próprios fantasmas do artista, seus delírios e paranóias, sua relação com a figura do Cristo e da Virgem, bem como com Gala, sua musa inspiradora, amante, esposa e companheira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;