Cultura & Lazer Titulo
Fotógrafos lançam livro em comemoraçao aos 500 anos
Do Diário do Grande ABC
21/04/1999 | 13:44
Compartilhar notícia


Em cem pontos diferentes do país, nesta quinta-feira, uma imagem do Brasil estará sendo registrada por cem dos mais conceituados fotógrafos brasileiros. Do coraçao da Transamazônica à aridez da Praça da Sé, durante 24 horas, os cem fotógrafos estarao buscando captar uma imagem que dê conta do que é o Brasil 499 anos após a chegada das naus de Cabral.

O resultado será publicado em um livro comemorativo do 5.º Centenário do Descobrimento, no ano que vem. Entre os fotógrafos convidados, alguns vieram de muito longe. Antônio Ribeiro, que vive em Paris, dá um tempo na cobertura fotográfica da guerra na Iugoslávia (está na fronteira de Kosovo) e vem para acompanhar um dia na rotina de um dos maiores hospitais brasileiros, o Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.

O fotógrafo J. Bulcao, que trabalha na prestigiosa agência Gamma de Paris, chegou da Europa e desembarcou no norte do país, onde pegou um ônibus de passageiros rumo ao que sobrou da Transamazônica. Walter Firmo vasculha o centro do Rio de Janeiro. Hélio Campos Mello está no centro de Sao Paulo. Cristiano Mascaro radiografa Salvador, a primeira capital brasileira. Pedro Martinelli, que já vive enfiado na Amazônia, vai à fronteira com a Colômbia metido dentro de uma "voadeira" (espécie de canoa com motor).

É quase uma olímpiada. Neste sábado, às 14h30, todos os fotógrafos se reunirao em Brasília, para fazer o balanço das aventuras, no Hotel San Marco. O projeto, da Comissao Comemorativa do 5.º Centenário, tem apoio da Fuji, Petrobrás, CSU Card System, AGF Brasil Seguros e a Telebrasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;