Cultura & Lazer Titulo
Cinema italiano está presente em Cannes com Calopresti
Do Diário do Grande ABC
17/05/2000 | 13:49
Compartilhar notícia


Esquecido da competiçao este ano, o cinema italiano tem entretanto um representante graças a Mimmo Calopresti, que apresenta na seçao Um Certo Olhar seu filme ``Preferisco il rumore del mare', uma reflexao sobre a amizade e as relaçoes familiares.

Mimmo Calopresti, 45 anos, participou da competiçao oficial com seu primeiro ensaio em 1996 ``La seconda volta', que evocava as seqüelas do terrorismo de extrema-esquerda e da luta armada na Itália no fim dos anos 70.

Dois anos mais tarde, voltou à Croisette com ``Palavras roubadas', apresentado na abertura da Quinzena dos Realizadores. Desta vez ele dá as costas à interrogaçao histórica para contar a paixao amorosa neurótica de uma jovem.

Com ``Preferisco il rumore del mare', Calopresti escolheu se debruçar sobre dois adolescentes que o caráter e a educaçao separam. Por pequenos toques, o diretor mostra como os sentimentos e o coraçao podem superar barreiras sociais, ainda que a bondade nao seja sempre suficiente.

``Faço filmes que nao sao autobiográficos mas que me concernem', declarou o cineasta numa entrevista. Mimmo Calopresti, que se diz ligado ao classicismo em matéria de narraçao cinematográfica, poupa ao espectador os clichês. Trata também do social através do prisma individual.

``Tenho o cuidado de nao mostrar uma Itália ensolarada, a dos cartoes postais', precisa o cineasta que misturou atores profissionais e amadores.

Calopresti enfim desejou mostrar que o homem pode às vezes superar o arbitrário das vidas traçadas: ``nao somos nunca somente vítimas na vida, cada um traz em si um grao de rebeliao, é um libelo pela liberdade individual, uma obra sobre o respeito à diferença e uma maneira de mostrar que nao há nenhum mal em se estar sozinho consigo mesmo'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;