Economia Titulo
Força Sindical aprova reajuste de 5%
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
13/11/2006 | 21:53
Compartilhar notícia


Os dirigentes de 52 sindicatos de metalúrgicos filiados à Força Sindical no Estado de São Paulo aprovaram as propostas de reajuste acordadas com o setor patronal ao longo da campanha salarial deste ano. Em plenária segunda-feira na Capital, os sindicalistas disseram “sim” aos 5% de reajuste, com aumento real de 2,23%, e também acataram o reajuste de 7%, com 4,18% de ganho real, para o piso da categoria.

Até sexta-feira, os sindicatos, que representam 700 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo, terão de realizar as assembléias para definir a conclusão da campanha salarial. Em consenso, os dirigentes apresentam aos trabalhadores a proposta com indicativo de aprovação.

No Grande ABC, as conquistas da campanha salarial abrangem mais de 25 mil trabalhadores ligados a entidades da Força. O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Adonis Bernardes, comemora o resultado das negociações. “De modo geral, conseguimos uma proposta razoável, principalmente se compararmos com os resultados de outras categorias. Por isso, foi satisfatória”, diz o sindicalista da região. No início das negociações, a categoria exigia 10% de aumento e piso salarial único de R$ 800.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Francisco Nunes Rodrigues, também compara os índices negociados pelos metalúrgicos com os resultados de campanhas salariais de outras categorias. “Não é o acordo desejado, mas, na medida do possível, está bom. Foi uma negociação difícil, mas vitoriosa se tivermos como referência os bancários, por exemplo, que só conquistaram 3,5% de reajuste”, diz o sindicalista ao relembrar os lucros recordes das instituições financeiras neste ano.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André realizará a assembléia com os trabalhadores nesta sexta-feira na sede da entidade. O Sindicato de São Caetano optou por realização de assembléia, com a apresentação das propostas, por empresa a partir de terça-feira até sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;