Política Titulo
RJ: Lula abre Congresso Nacional de Supermercados nesta 2ª
Da Agência Brasil
14/09/2003 | 19:29
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o 37º Congresso Nacional de Supermercados. Ele embarca às 9h40, em Congonhas, e depois de abrir o congresso visita a Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados (Expoabras), no Rio Centro.

A Expoabras é o considerada o maior evento supermercadista da América Latina, ponto de encontro de empresas ligadas ao setor, incluindo os segmentos de alimentos, automatização comercial, bebidas, consultoria, equipamentos, informática, órgãos governamentais, serviços, tecnologia e muitos outros. Este ano, a expectativa é que 40 mil pessoas visitem a feira, e que sejam gerados R$ 9 bilhões em volume de negócios. Está prevista a participação de mais de 20 expositores de 21 países.

Depois de conhecer a Expoabras, Lula retorna a São Paulo. Ele passa o resto do dia sem compromissos oficiais, em São Bernardo. Às 20h, participa de jantar em comemoração aos 50 anos da Fundação Hebraica. Depois, o presidente embarca para a Colômbia, onde chegar, de madrugada, na cidade de Cartagena. Na terça-feira, participa das comemorações dos 40 anos da Organização Internacional do Café (OIC).

Fome Zero - O ministro da Segurança alimentar, José Graziano, assina nesta segunda-feira, durante a abertura da 37ª Convenção Nacional de Supermercados (Abras), um protocolo de intenções com o presidente da Abras, José Carlos de Oliveira, e a direção do Sesc Brasil, para que os supermercados participem do Programa Fome Zero.

O convênio prevê o aproveitamento das sobras de alimentos dos supermercados, que serão repassadas diretamente ao Fome Zero pela Abras.

Agenda internacional — A partir de terça-feira, Lula inicia uma série de viagens internacionais importante para a política e o comércio externos do Brasil. O fortalecimento do Mercosul e da presença brasileira no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) são os principais objetivos dessas viagens.

Na terça, Lula embarca para a Colômbia, onde participará da comemoração dos 40 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Fundada na década de 1960, a OIC foi resultado da parceria entre o Brasil e a Colômbia, os maiores produtores de café. O estreitamento da relação entre os dois países será o tema do encontro com o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

A intenção é conseguir a aproximação entre o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações (CAN). Essa iniciativa faz parte da estratégia do governo brasileiro de conseguir mais força política nas negociações comerciais internacionais, através da união de países que, isolados, não teriam voz.

O combate à guerrilha colombiana e ao narcotráfico também deverá ser discutido, segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, apesar de o assunto não estar oficialmente na pauta da conversa entre os dois presidentes. O governo brasileiro já manifestou a intenção de sediar, como território neutro, uma reunião entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a ONU, para tentar conseguir um acordo entre os guerrilheiros e o governo colombiano.

A participação mais ativa do Brasil nessa questão pode facilitar a aproximação entre os dois países. Os laços externos da Colômbia são mais fortes com os Estados Unidos do que com o Brasil por causa, em parte, da contribuição norte-americana no combate ao narcotráfico. Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Lula comentou que pretende mostrar a Uribe que a aproximação com o Brasil pode ser boa para o crescimento de seu país e que a Colômbia não precisa contar apenas com a ajuda dos EUA.

A agenda diplomática de Lula terá continuidade com a viagem a Nova Iorque (EUA), entre os dias 22 e 25 de setembro. O compromisso mais importante do presidente será o seu discurso na abertura da conferência das Nações Unidas, no dia 23, às 10 horas. Ele será o primeiro a discursar, seguido pelo presidente dos Estados Unidos (George W. Bush), do Peru (Alexandre Toledo), e da França (Jacques Chirac) e pelo o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Lula falará sobre a questão social, em especial, sobre o combate à fome e também sobre o papel da ONU na intermediação de conflitos internacionais.

Em seguida, Lula visita o México, nos dias 25 e 26, para discutir a integração econômica dos dois países. Encerrando seus compromissos internacionais do mês, o presidente seguirá para Cuba, ainda no dia 26, onde assinará acordos de cooperação em diversas áreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;