Esportes Titulo
Ricardo Gomes muda a Seleção para encarar a Argentina
Do Diário OnLine
19/01/2004 | 22:49
Compartilhar notícia


Fase nova, time novo. O técnico Ricardo Gomes vai mexer na Seleção Brasileira Sub-23 para o jogo desta quarta-feira (à meia-noite), contra a Argentina, pela abertura do quadrangular decisivo do Torneio Pré-Olímpico. As atuações do volante/lateral Wendell, do volante Dudu Cearense e do atacante Daniel Carvalho na vitória contra a Colômbia (3 a 0), pela repescagem, impressionaram o treinador. Assim, eles devem ser mantidos na equipe titular. Pior para o lateral-esquerdo Mawell e o atacante Marcel, que vão para o banco de reservas. No meio-campo, Paulo Almeida e Fábio Rochemback correm o risco de perder a vaga para Dudu Cearense.

E Ricardo Gomes já avisou que a era das alterações constantes vai continuar na Seleção Sub-23. A alegação para adotar uma escalação a cada jogo é o cansaço físico dos atletas por causa do calendário apertado da competição. O treinador explicou que a queda de rendimento verificada na partida contra o Uruguai (1 a 1), que encerrou uma série de três partidas em cinco dias, comprovou a necessidade de promover um rodízio entre os jogadores titulares.

O treinador também mudou de atitude e passou a manter sigilo sobre a escalação da Seleção. Ricardo Gomes prometeu que divulgará a escalação após o treinamento desta terça-feira à tarde, no campo do Colégio Alemão, em Viña del Mar. Mas o técnico já confirmou que Wendell e Daniel Carvalho continuam no time. O dilema seria como encaixar Dudu Cearense no meio-campo. Se Paulo Almeida sair, ele jogará como primeiro volante (mais fixo e próximo dos zagueiros). Se Rochemback for para a reserva, Dudu terá mais liberdade para ajudar no apoio ao ataque.

Fábio Rochemback começou o Pré-Olímpico em alta cotação com o técnico. Mas ele perdeu força após a atuação decepcionante no empate contra o Chile (1 a 1), quinta-feira passada, quando o volante do Sporting (Portugal) errou muitos passes e ainda tomou o segundo cartão amarelo – fato que provocou sua suspensão no jogo da repescagem. Ao contrário de Diego, que também cumpriu suspensão automática na vitória contra a Colômbia, Rochemback não tem vaga garantida no time titular.

Outro atleta que iniciou o Pré-Olímpico nas graças de Ricardo Gomes e perdeu espaço após cinco partidas é o lateral-esquerdo Maxwell, do PSV Eindhoven (Holanda). O apoiador, que já não vinha agradando tecnicamente, sofreu uma pancada no joelho direito na vitória sobre a Colômbia e foi substituído ainda no primeiro tempo. O polivalente Wendell entrou bem e conquistou o técnico.

"O Maxwell está com algumas dificuldades na competição. Ele vem de um futebol diferente. Eu tenho certeza que ele renderia melhor no apoio ao ataque, mas está tendo dificuldades para jogar contra times que atuam com pontas. Ele não é especialista na marcação", analisou Ricardo Gomes. "O Wendell joga o ano inteiro como meio-campo, no Cruzeiro. Aqui na Seleção ele jogou como lateral e deu conta do recado", elogiou o treinador.

Marcel, que contra a Colômbia fez seu primeiro jogo como titular no Pré-Olímpico, dará lugar ao titularíssimo meia Diego. Essa foi a opção encontrada por Ricardo Gomes para manter Daniel Carvalho na equipe. "A combinação dele com o Robinho é muito interessante e faz a diferença para o nosso time", afirmou o treinador.

Ricardo Gomes terá time completo para montar a formação que jogará contra a Argentina. O atacante Dagoberto, que começou o torneio como titular, foi liberado pelo departamento médico da Seleção e já treinou nesta segunda-feira. "É ótimo ter tantas boas dúvidas para definir a equipe."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;