Palavra do Leitor Titulo
Nada sobre nós, sem nós!

Parabéns, mulheres! Dia 8 está chegando e, com ele, as celebrações do Dia Internacional da Mulher em todo o mundo

Dgabc
07/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Parabéns, mulheres! Dia 8 está chegando e, com ele, as celebrações do Dia Internacional da Mulher em todo o mundo. A data, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975, é oportunidade para mostrar como as mulheres progrediram e discutir o quanto ainda falta para construir sociedade mais justa, sem violência, democrática e igualitária para homens e mulheres. Temos de reconhecer a grande diferença que ainda existe entre os papéis sociais de gênero, e como mulheres e homens são incluídos nos processos de decisões relacionados ao destino das cidades, dos países e do mundo.

Historicamente, as mulheres foram alijadas dos processos de decisões políticas. A elas, competia o cotidiano das ações. Extremamente afetadas por essas decisões, são as responsáveis por muitas funções que asseguram com que a rotina da vida diária aconteça da melhor forma possível. São elas que permanecem mais tempo em casa, nas suas comunidades e mantêm relação muito próxima com os recursos naturais. Muitas vezes, provedoras das famílias, elas utilizam e colaboram, em maior parte, com os serviços de Saúde e de assistência social.

Em Santo André, preparamos ampla e bonita programação intersecretarial, distribuída por todo o mês de março. Com o lema ‘Nada sobre nós, sem nós!', estamos chamando as mulheres a participarem cada vez mais das suas próprias vidas e dos debates e decisões voltados especificamente para elas. No município, 52% da população é formada por mulheres. Sem dúvida, conquistamos espaços na sociedade, mas ainda somos desiguais social e economicamente. Na política, um exemplo: temos apenas duas vereadoras na nossa cidade.

Neste ano, a Prefeitura inova quando anuncia a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a primeira do Grande ABC. A iniciativa atende reivindicação do Movimento de Mulheres - com mais de duas décadas de história - e demonstra a consideração que o modelo de gestão deve promover, além da igualdade, fomentando políticas que contribuirão para novas relações, superando o machismo e o racismo, que são construções estruturantes, sociais e históricas que sustentam a desigualdade na sociedade brasileira.

A mulher precisa sair do lugar de oprimida. Só há opressor porque há o oprimido. Quando o oprimido se organiza, participa e se fortalece, é o fim da ação do opressor.

Silmara Conchão é assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santo André.

Palavra do leitor

Chorão

Não sei muito sobre a vida desse moço, só que tinha fama, dinheiro e carreira estável. O que me chamou atenção é que os mais próximos declararam que ele disse em algum momento ‘com toda aquela multidão ali, eu, na verdade, me sentia sozinho'. Sendo assim, só fica cada vez mais claro a falta que faz Jesus no coração do homem. Deus, conforte o coração dos familiares.

Rosângela Caris
Mauá

Hugo Chávez - 1

Foi-se Chávez. O câncer venceu mais uma vez. Nem mesmo a pseudodivindade pretendida ao ditador foi suficiente para superar a terrível doença. Criaram a falsa expectativa de que as ‘virtudes' do comandante superariam qualquer obstáculo e o bolivarismo seria eterno, não havendo lugar para qualquer oposição. O personalismo tão a gosto dos déspotas sul-americanos será superado e o povo cairá na realidade, e retomará seu dia a dia na luta pela sobrevivência. A história será escrita de acordo com os dirigentes de plantão. Chávez foi se juntar aos amigos Saddam e Kadhafi.

Luiz Nusbaum
Capital

Hugo Chávez - 2

Embora seja momento triste para alguns venezuelanos, foi preciso que o povo fosse para as ruas exigir que não mais o fizesse de bobo e mostrasse a real situação do caudilho Chávez. Em menos de uma semana o fato foi consumado e a mentira, desfeita. Esta é a força do povo, que já se manifestou em outros países autoritários, impedindo que farsas não perdurem eternamente. Que não haja outros golpes contra esse povo.

Tania Tavares
Capital

Hugo Chávez - 3

O vice da Venezuela diz que Chávez foi infectado pelos ‘inimigos'! Não foi barbeiragem executada nos hospitais de Cuba? Vai ver Fidel quer se encarnar na Venezuela. Ele desencarnou Che para brilhar sozinho em sua maravilhosa revolucion? Vai que ele ainda alimenta o sonho de dominar todas as Américas, e o bolivarismo ofuscou em vez de ajudar? Quem faz uma vez, fará sempre!

Beatriz Campos

Capital

Rotary

Em decorrência de problemas da velhice, foi através do SUS que consegui autorização para exame de tomografia na região pélvica, da tal famosa próstata, na Casa da Esperança, em Santo André. Para minha surpresa, o tratamento na recepção, dos enfermeiros, técnicos e porteiro foi de alta qualidade e presteza, não se importando se eu vinha do SUS, do convênio ou particular. Deixo, através desta coluna, meus agradecimentos ao Rotary Club e seus componentes, por ter fundado e administrado essa clínica de primeiro mundo. Viva o Rotary!

Roberto Nasser Turcão
Santo André

Camilópolis

Sou moradora do bairro Camilópolis, em Santo André, há 58 anos, e pela primeira vez estou vendo total abandono das nossas praças, em especial à da Rua Rio Claro, na qual muitas pessoas fazem caminhadas e exercícios. O mato já cobriu os bancos, várias reclamações foram feitas e até agora nenhuma providência foi tomada. Um certo político do bairro está pagando para alguém limpar trechos específicos. Não queremos isso! Pagamos impostos e a Prefeitura tem obrigação de manter as praças limpas em toda sua extensão. Esperamos que o prefeito tome providências que o caso exige. Aguardamos resposta.

Divanette Lorenzetti
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;