Internacional Titulo
Líderes religiosos argentinos expressam preocupaçao social
Das Agências
25/12/2000 | 16:46
Compartilhar notícia


Bispos católicos e protestantes divulgaram nesta segunda-feira mensagens natalinas coincidindo em sua preocupaçao com o quadro sócio-econômico da Argentina, que enfrenta uma persistente recessao, que mantém elevados os índices de desemprego, marginalizaçao e pobreza.

Monsenhor Jorge Casaretto, bispo católico de San Isidro e responsável pela organizaçao Caritas argentina, disse: 'a pobreza e a exclusao social demonstram que nosso país vem em franca decadência, em um processo que ainda nao chegou ao fim'.

Acrescentou o religioso que a classe dirigente argentina 'nao está à altura das circunstâncias'. 'Nao há sinais de recuperaçao ético-moral na atual cultura argentina', salientou.

Os bispos católicos das dioceses de Alto Valle del Rio Negro, José Pozzi; de Bariloche, Ruben Frassia, e da cidade de Viedma, Marcelo Melani, divulgaram mensagem conjunta em que dizem vislumbrar um futuro 'no qual muitíssimos homens e mulheres já nao terao lugar e se encontrarao cada dia mais excluídos, o que representa uma das conseqências mais graves da crise'.

O bispo de Mar del Plata, monsenhor José Maria Arancedo, exortou a liderança política e econômica a 'saldar a grande dívida social dos argentinos frente ao flagelo do desemprego'.

O Conselho Nacional Cristao Evangélico, formado por três denominaçoes protestantes, advertiu que a Argentina 'está mergulhada no desalento e o horizonte negro parece pressagiar novas tormentas em um país que luta com suas contradiçoes mais profundas'.

Os bispos e pastores evangélicos afirmam que 'a globalizaçao, seguida do livre mercado com ausência do Estado, exacerbou o individualismo mais audacioso e deu como resultado uma sociedade com alguns poucos privilegiados e muitos empobrecidos excluídos'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;