Política Titulo
Lula diz que só políticas sociais podem reduzir crimes
Do Diário OnLine
06/08/2002 | 19:12
Compartilhar notícia


O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira que apenas o investimento correto em políticas sociais pode reduzir os índices de criminalidade do país. O petista acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de realizar um plano de segurança pública que só aumenta o efetivo e os equipamentos da polícia.

O petista afirmou ainda que o problema do país não é falta de dinheiro, mas sua má aplicação. “O dinheiro sai pelo ralo, não chega nunca na hora certa, no lugar certo”, reclamou. Segundo ele, FHC “nunca foi de fazer política social. A prioridade do governo é pagar juros”.

O’Neill - Lula ironizou os elogios feitos pelo secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill, durante a visita de dois dias ao Brasil. "Ele não precisava ser tão 8 ou 80 para desfazer a bobagem que ele falou antes", disse, referindo-se às declarações anteriores do secretário de que o dinheiro emprestado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ao país era desviado para a Suíça.

"Depende dos dados que passaram para ele e dos lugares em que o levaram para visitar. Se o levaram para ver o setor de mansões de Brasília e ele pensou que aquilo é política pública, ele saiu daqui do jeito que entrou, sem conhecer o Brasil", acrescentou.

Cidade de Deus - O petista assistiu nesta terça a uma sessão de pré-estréia do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. O evento aconteceu no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Baseado na obra homônima do escritor Paulo Lins, o filme usa a história do conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, para traçar um painel da evolução da violência e do crime nas periferia carioca.

Após a sessão, o candidato afirmou que a história de Cidade de Deus é parecida com a realidade dos conjuntos habitacionais do país e recomendou que FHC, os governadores e os secretários de segurança pública assistam ao filme, que estréia no dia 30 deste mês.

Na noite desta terça, Lula concede entrevista ao Jornal da Globo, da Rede Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;