Setecidades Titulo
ABC participa do Dia D de Combate à Dengue
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
22/03/2002 | 22:55
Compartilhar notícia


  Acontece neste sábado no Estado de São Paulo o Dia D de Combate à Dengue. A data foi instituída oficialmente pelo governo no último dia 20, e cada Prefeitura ficou responsável por desenvolver estratégia de orientação à população para combater focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. No Grande ABC, apenas São Caetano e Ribeirão Pires não programaram ações especiais, porque se preparam para novos mutirões, em abril.

O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André promoverá mutirões nas vilas Palmares e Aquilino, no bairro Sacadura Cabral e no Jardim Santa Maria, das 9h às 15h.

Em São Bernardo, está programado um mutirão nas sedes e no entorno das 30 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), dos hospitais públicos e privados e dos cinco pronto-socorros da cidade. Os agentes de saúde deverão visitar 12 mil domícilios e estabelecimentos, das 8h às 13h, além dos cemitérios do município.

Uma caminhada de alerta sobre a necessidade do fechamento das caixas d’água será realizada no bairro Campanário, em Diadema, das 8h às 17h. Os moradores também poderão obter informações sobre a dengue em estandes montados na praça Celite, no Terminal Piraporinha e na praça Castelo Branco, no Centro.

Em Mauá, exemplares dos mosquito da dengue, da fase larvária à adulta, serão expostos em recipientes de vidro na praça XXII de Novembro, no Centro. Orientações também serão fornecidas ao público por meio de carros de som, que circularão nos jardins Oratório, Itapark e Zaíra e no Parque das Américas, das 9h às 15h.

As ações em Rio Grande da Serra serão executadas por aproximadamente 220 estudantes de 11 escolas estaduais, além de funcionários da Prefeitura, entre 9h e 13h.

Simultaneamente às ações das prefeituras, a Secretaria Estadual de Educação determinou que todas as escolas da rede – 367 no Grande ABC – estejam abertas das 8h às 18h, para desenvolver atividades de prevenção à dengue. Foram convocados 477,1 mil alunos dos ensinos fundamental ao médio, professores e comunidade de todo o Estado.

Os números de suspeitas notificadas e casos confirmados importados de dengue na região, até esta sexta, são respectivamente: 342/33 (Santo André); 399/88 – números até quarta-feira (São Bernardo); 150/19 (São Caetano); 237/27 (Diadema); 221/26 (Mauá); 77/6 (Ribeirão Pires) e 9/0 (Rio Grande da Serra).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;