Política Titulo
Pinheiro assina ficha
de filiação com PMDB
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/09/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), até ontem navegava em águas calmas para fazer o sucessor em 2012. Navegava, porque o vereador Paulo Pinheiro se desgarrou do grupo governista e assinou pela manhã ficha de filiação do PMDB.

O presidente estadual do partido, deputado Baleia Rossi, confirmou o ingresso do parlamentar para encabeçar chapa ao Palácio da Cerâmica no ano que vem. Mais do que isso, prometeu reforços antes do dia 7, prazo para que novas filiações sejam válidas para o pleito municipal.

"Só tínhamos um projeto: fazer a parceria para que ele fosse candidato a prefeito. Com essa etapa cumprida, temos agora de continuar a fortalecer o partido. Com Pinheiro virão outros grandes nomes da cidade", salientou Baleia Rossi.

Nesse cenário, há agravante negativo para o bloco petebista: o parlamentar licenciado e secretário de Esportes, Gilberto Costa (PP), ainda é cogitado no PMDB, pois não concretizou entrada no PTB. Falta conversa derradeira com Auricchio. Assim, uma chapa Pinheiro-Gilberto não está descartada no momento. Dois nomes populares, com penetração em setores como Saúde, Social, Terceira Idade e Esportes, podem realmente ameaçar os planos de o prefeito fazer o sucessor. Por outro lado, o progressista também pode beliscar a vice na chapa petebista. Situação confortável para Gilberto.

Com a saída de Pinheiro do PTB, as portas da indicação do postulante governista à sucessão ficam escancaradas para a assessora especial Regina Maura. Ela tem a preferência do chefe do Executivo, mas não foi testada nas urnas - é quadro técnico. Também há dúvidas se o grupo abraçará sua candidatura com entusiasmo.

BASTIDORES

Antes da confirmação de Baleia Rossi, ontem à noite, fontes do Paço e da Assembleia Legislativa já haviam relatado o ingresso de Paulo Pinheiro no PMDB.

Nos últimos dias, o vereador procurou o prefeito Auricchio para obter garantia de que seria o candidato do PTB no ano que vem. Sem uma resposta positiva, resolveu agir, antes de expirar o prazo para filiações.

Temendo que o PMDB fosse uma oportunidade para abrigar possível dissidente, o chefe do Executivo tentou reverter a situação com Baleia Rossi. Chegou a pedir, sem sucesso, para o deputado a retomada do comando da legenda no âmbito municipal - era dirigida por Nilo Figueiredo (auricchista de carteirinha) para dar lugar a Ângelo Pavin, ex-vereador do PTB em São Caetano e atual superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André.

Auricchio e Paulo Pinheiro foram insistentemente procurados para comentar o assunto, mas não foram encontrados.

 

Auricchio segura PPS no arco de alianças

 

Se por um lado José Auricchio Júnior observa um perigoso quadro eleitoral se formando na cidade, por outro segura o ímpeto de Luiz Olinto Capovilla Tortorello, o Luizinho, filho do ex-chefe do Executivo por três mandatos Luiz Tortorello, se lançar candidato ao Paço pelo PPS.

Com parceria estreita com o deputado estadual e coordenador popular-socialista no Grande ABC, Alex Manente, Auricchio articulou a retirada de Marquinho Tortorello da presidência municipal do PPS e minou as chances de outro concorrente em 2012. Agora, o comandante da sigla em São Caetano é o empresário Reinaldo Raboni.

Ao ser indagado sobre a interferência na executiva na cidade em face da disposição de Luizinho encabeçar chapa ao Paço, Alex Manente foi sucinto: "É um pouco isso".

O parlamentar aprofundou no assunto ao comentar a proximidade com o prefeito. "O PPS já tem decisão tomada no município: estará com Auricchio, não há outra possibilidade. Não queremos correr esse risco (de o PPS ser adversário do PTB no ano que vem). Fui o deputado estadual mais votado da cidade em 2010 (10.040 votos). Essa parceria vai continuar. Estamos montando boa chapa de vereadores para o ano que vem."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;