Cultura & Lazer Titulo
CD-ROM dá aulas de biologia
Gustavo Baena
Especial para o Diário
04/10/1999 | 19:12
Compartilhar notícia


Se as aulas de biologia nunca foram o seu forte, eis uma chance para recuperar o tempo perdido ou detestar de vez o conteúdo dessa matéria. O Objetivo Multimídia está lançando o CD-ROM Descobrir a Célula, produzido com base na disciplina de ciências.  O software é voltado aos estudantes de ensino médio que querem conhecer melhor a estrutura e o funcionamento desse microcosmo. Para os vestibulandos , há um teste com 200 questoes extraídas dos últimos vestibulares.  

Rico em detalhes, o produto permite que o usuário navegue sem complicaçoes por imagens animadas que ensinam sobre os principais fenômenos biológicos que ocorrem nas células.

O índice é a tela principal que dá acesso aos três tipos de células existentes: eucariótica animal, procariótica e eucariótica vegetal. Para saber mais sobre cada uma delas, basta clicar em uma das ilustraçoes. É possível conhecer todo o sistema celular como, por exemplo, o aparelho de Golgi, o citoplasma, a membrana plasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os ribossomos e os flagelos. No entanto, só os itens grafados em vermelho permitem um aprendizado por meio de explicaçoes minuciosas.

Dependendo do tópico que se estiver consultando, dá para ouvir a narraçao automática das páginas abertas. Essa narraçao pode ser ativada ou desativada na seçao Opçoes. Ao clicar em qualquer ponto da tela ou em outro tópico o dispositivo é interrompido. Clicando sobre uma orelha tudo volta ao normal. Para as palavras grafadas em vermelho no meio do texto de um tópico é possível visualizar sua definiçao como num dicionário. A seçao Notas possibilita o acréscimo de anotaçoes a uma página principal ou secundária do programa. Assim, pode-se salientar determinados aspectos do estudo ou adicionar outros dados.

A janela Procurar permite encontrar de forma rápida e precisa uma definiçao ou consultar um tópico. Basta digitar a palavra ou selecioná-la, caso conste da lista existente. As páginas correntes ainda podem ser impressas.

Com relaçao ao teste, o resultado é dado pela quantidade de acertos e também pela porcentagem em relaçao ao total de questoes. Antes de iniciar a prova, o usuário precisa digitar seu nome. No teste de múltipla escolha basta clicar sobre a alternativa que julgar correta. Os acertos e erros sao identificados por sinais sonoros e imediatamente uma explicaçao aparece na tela.   

A configuraçao mínima para rodar Descobrir a Célula é um Pentium 90 MHz, com 16 MB de RAM e Windows 95/98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;