Economia Titulo
OPEP se compromete a dialogar com países consumidores
Do Diário do Grande ABC
28/09/2000 | 19:21
Compartilhar notícia


A OPEP se comprometeu nesta quinta-feira a abrir diálogo com os países consumidores com o objetivo de estabilizar o mercado. Ela pede também aos países para que aliviem a carga tributária sobre os combustíveis, o que vêm pesando no preço final do produto, segundo a declaraçao final da histórica reuniao de cúpula dos integrantes do cartel, em Caracas.

A Organizaçao de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) buscará ativamente novos e efetivos canais de diálogo entre os produtores e os consumidores de petróleo em benefício da estabilidade do mercado, da transparência e do crescimento sustentável da economia mundial, segundo o texto firmado pelas 11 autoridades presentes, lido pelo secretário geral da OPEP, Rilwanu Lukman.

A reuniao entre países consumidores e produtores em Riad, capital da Arábia Saudita, em17 de novembro será uma oportunidade excelente para a troca de idéias, segundo o texto.

A OPEP enfatizou o pedido aos países consumidores para aliviar a carga tributária sobre o petróleo, e o que considera o maior componente do preço final ao consumidor.

A organizaçao se comprometeu a lutar por preços justos e estáveis e a manter políticas em relaçao às cotaçoes, que sejam lucrativas e competitivas com outras fontes de energia.

Ao encerrar formalmente a reuniao de cúpula, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, explicou que foi decidida a realizaçao de outros encontros desse tipo, a cada cinco anos.

A Declaraçao de Caracas se compromete a institucionalizar a reuniao de cúpula de chefes de Estado e de Governo da OPEP, a intervalos regulares; a periodicidade seria decidida depois de consultas entre os países membros. a o documento ainda acrescenta que estas reunioes terao como objetivo intensificar a capacidade da OPEP para estender ao século XXI as numerosas conquistas dos primeiros 40 anos de sua rica e extraordinária história.

A primeira reuniao de cúpula de presidentes da OPEP, organizaçao fundada em 1960, foi realizada em Argel em 1975.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;