Internacional Titulo
Médicos Sem Fronteiras comemoram 30 anos de existência
Do Diário OnLine
18/12/2001 | 11:55
Compartilhar notícia


A organização Médicos Sem Fronteiras comemora na quinta-feira o 30º aniversário, porém suas atividades iniciaram-se três anos antes quando uma equipe de médicos franceses decidiu não se calar diante do genocídio de Biafra, em 1968.

Os jovens médicos, que saíram do quadro da Cruz Vermelha Internacional, decidiram agir por conta própria no momento em que a ajuda humanitária de emergência estava a cargo dos organismos internacionais.

Após essa experiência, o pequeno grupo, do qual fazia parte o atual ministro da Saúde, Bernard Kouchner, lançou a idéia de um voluntariado médico organizado. A sugestão foi posta em prática com a criação da MSF, cujos princípios básicos são a independência e a neutralidade.

A MSF executou sua primeira intervenção em 1972, na Nicarágua, após um terremoto, permanecendo atuante nos dias atuais, nas guerras de Kosovo e nos conflitos entre judeus e palestinos.

A organização, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999, reafirmou, em junho passado, sua fidelidade ao princípio básico contido em sua ata fundadora: a neutralidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;