Internacional Titulo
Incêndio em Mesquita no Irã mata pelo menos 59 fiéis
Do Diário OnLine
Com Agências
14/02/2005 | 21:46
Compartilhar notícia


Pelo menos 59 pessoas morreram e outras 210 ficaram feridas nesta segunda-feira em um incêndio, aparentemente acidental, ocorrido em uma mesquita no centro de Teerã (capital do Irã) que estava cheia por causa da preparação das grandes festas religiosas de Tassua e Achura.

"O fogo começou do lado das mulheres, e se propagou em seguida para o lado dos homens. Houve um movimento de pânico, o que explica o número elevado de feridos. Muitas pessoas se machucaram ao se precipitarem na direção das portas de saída do recinto", explicou o coronel Mortezza Talahi.

As chamas teriam se alastrado pelo edifício com grande velocidade e, muitas vítimas que não tiveram tempo de fugir, morreram asfixiadas pela fumaça. Dezenas de carros de bombeiros foram enviados à mesquita de Arkel, enquanto fiéis desesperados corriam e alguns se jogavam pela janela para escaparem do fogo. "Vimos mulheres desesperadas pularem de janelas de cinco metros de altura", relataram testemunhas

Às 20h00 locais (17h00 horas de Brasília), o incêndio já havia sido dominado, os mortos retirados e os feridos transportados para hospitais, deixando para trás um cenário de desolação. "Meus dois filhos estavam dentro da mesquita. Minha filha saiu, mas não encontrei meu filho", lamentava-se a mãe, Alemeh, na entrada da mesquita.

Ao que tudo indica, o acidente foi provocado por um curto circuito ou por um fogareiro aceso no interior da mesquita pelos fiéis para se protegerem do frio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;