Esportes Titulo Peixe
Santos volta a perder na altitude
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
26/04/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


 

 

Sob chuva de objetos atirados por torcedores no gramado, o Santos sucumbiu novamente na altitude de La Paz, desta vez diante do Bolívar, por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. No dia 10, o Peixe só precisa vencer por 1 a 0 por ter marcado fora de casa.

Foi a segunda derrota do time brasileiro no Estádio Hernando Siles. A primeira aconteceu diante do The Strongest, pelo mesmo placar, na fase de grupos.

 

Os bolivianos usaram o que tinham a seu favor, o fato de estarem acostumados com o ar rarefeito. Na altitude (3. 660 metros), a bola corre mais e, assim, o time mandante experimentou sempre que pôde os tiros de longa distância. Na primeira oportunidade abriu o placar logo a um minuto, em cobrança de falta. Campos soltou a bomba, a bola tocou na trave esquerda, nas costas do goleiro Rafael e entrou.

O Peixe teve dificuldades para se adaptar ao jogo, não apenas por causa da altitude. O campo de má qualidade e a grama molhada também prejudicaram o toque de bola. O time só deu o primeiro chute a gol aos 15 minutos. Após lançamento de Maranhão, a zaga afastou mal e Ganso emendou, mas em cima de Frontini. Só que o árbitro Enrique Osses já havia marcado impedimento de Juan, que se projetava pela esquerda.

 

Com Elano e Ganso apagados – além de apresentarem dificuldades para armar as saídas, se movimentaram pouco e erraram passes –, coube a Neymar voltar mais para o meio campo para buscar as jogadas e fugir das pancadas dos zagueiros.

 

E as duas únicas jogadas de perigo do Santos na primeira etapa saíram justamente dos pés do camisa 11. Na primeira, aos 23 minutos, Neymar foi à linha de fundo e cruzou para trás. Sozinho, Elano pegou mal e chutou torto e fraco. A zaga ficou com a bola. Na segunda, aos 33, Neymar recebeu de Borges, driblou Frontini e foi derrubado na entrada da área. Elano cobrou, Arguelo fez a defesa parcial, a bola tocou na trave direita e Maranhão aproveitou a sobra para empatar (1 a 1).

 

Na etapa final, o jogo seguiu tecnicamente fraco, com muito perde e ganha por causa da forte marcação dos dois lados. Mas os bolivianos viram que o empate não era bom negócio e foram para cima. Embora fraco, o time achou outro gol em outra cobrança de falta de Campos. O lateral bateu rasteiro da intermediária, Rafael demorou a cair e a bola entrou no canto esquerdo (2 a 1), aos 29 minutos.

 

O Peixe pareceu ter perdido o fôlego e só teve duas oportunidades para igualar, a melhor delas aos 40, em chute de Neymar que Arguelo desviou a escanteio. Além de sofrer diversas faltas, o atacante foi atingido no rosto quase no fim do jogo por objeto atirado a campo. Os santistas tiveram de sair do gramado protegidos com escudos de policiais por causa da hostilidade de torcedores.

Henrique e Fucile devem retornar no clássico

Vetados para o duelo diante do Bolívar, ontem, pela Libertadores, o lateral-direito Fucile e o volante Henrique têm grandes chances de reforçar o Santos no clássico contra o São Paulo, domingo, no Morumbi, pelas semifinais do Paulista.

 

Segundo o departamento médico do Peixe, ambos estarão recuperados até o dia do duelo. “Tem boas possibilidades (volta do Henrique no clássico). Já o Fucile está progredindo, sofreu entorse no tornozelo (esquerdo), mas tem boas chances para o fim de semana”, afirmou o médico Mauricio Zenaide.

 

O volante Henrique sofreu distensão no ligamento colateral medial do joelho direito e segue em tratamento intensivo.

 

"Já fez ressonância. Ele teve entorse do ligamento colateral medial. Uma lesão parcial. Só um edema no ligamento, que está inteiro. É desconfortável, lesão que demora de cinco a dez dias para curar. Ele torceu há cinco dias, mas tratando intensivamente acredito que possa participar no domingo", disse o médico.

 

O caso de Fucile é um pouco diferente. O uruguaio sofreu entorse no pé esquerdo na partida contra o Catanduvense, na primeira fase do Paulistão, e pode reforçar a equipe no duelo.

INGRESSOS

Os bilhetes para a torcida do Peixe começam a ser vendidos hoje, das 10h às 17h, na Vila Belmiro e, das 11h às 17h, no Pacaembu. Se restarem ingressos, a comercialização prosseguirá amanhã e no sábado, das 10h às 17h, na Vila Belmiro, e das 11h às 17h, no Pacaembu.

 

No primeiro turno, as equipes se enfrentaram no Morumbi, em 18 de março, e o Tricolor venceu por 3 a 2. Lucas, Casemiro e Luís Fabiano fizeram os gols são-paulinos, enquanto que Neymar e Edu Dracena descontaram para o Peixe. (das Agências)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;