Esportes Titulo
Ex-campeão de xadrez Bobby Fischer critica EUA e judeus
Da AFP
25/03/2005 | 21:02
Compartilhar notícia


O ex-campeão mundial de xadrez Bobby Fischer iniciou, nesta sexta-feira, sua nova vida de cidadão islandês com declarações antisemitas e críticas a seu país natal, os Estados Unidos, que ditaram uma ordem de prisão contra ele.

"Os Estados Unidos, controlados pelos judeus, são do mal. Falam do eixo do mal. E os aliados do mal? E os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, o Japão, a Austrália e outros? São eles que fazem o mal", declarou Fischer em Reykjavik.

O mestre do xadrez, que chegou à Islândia na noite de quinta-feira, disse ainda que o xadrez "morreu" para ele.

Fischer, 62 anos, passou os últimos nove eses detido no Japão e ameaçado de extradição para os EUA, onde podia ser condenado a dez anos de prisão por ter disputado uma partida de xadrez na ex-Iugoslávia em 1992, apesar das sanções americanas contra Belgrado. Fischer jogou em Montenegro contra seu rival soviético Boris Spassky.

No início da semana, Fischer conseguiu a nacionalidade islandesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;