Setecidades Titulo Em São Bernardo
Almoço comunitário reúne 2.000 pessoas no Parque São Bernardo

Evento tradicional de Natal, realizado pela família Lemes há 21 anos; contou com ajuda de 150 voluntários

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
25/12/2019 | 14:51
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Preparar uma ceia especial no dia de Natal é tradição em muitas famílias brasileiras. Na comunidade do Parque São Bernardo não é diferente. A 21ª edição do almoço comunitário promovido pela família Lemes, nesta quarta-feira (25), reuniu cerca de 2.000 pessoas na Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Professora Maria Therezinha Bessana.

A unidade de ensino abriu as portas às 9h para que os 150 voluntários da festa iniciassem os preparativos. O cardápio contou com arroz, feijão, macarrão à bolonhesa, farofa, frango e salada de alface, além de refrigerante e arroz-doce e bolo de sobremesa. Ao todo, 130 quilos de alimentos foram servidos aos participantes. O evento é realizado graças às doações realizadas – neste ano, 1.000 pessoas ajudaram.

“Ficamos felizes por contribuir para o almoço destas pessoas. Sabemos que transformamos o Natal dessas famílias”, comenta a matriarca da família Lemes, a criadora da ação social, Maria Aparecida do Rosário, 92 anos, mais conhecida como dona Cotinha. Ela fez questão de conferir as panelas antes de dar o sinal verde para o início do almoço.

A dona de casa Gisele Silva, 27 anos, grávida de 7 meses, foi a primeira a montar seu prato e agradece pela oportunidade. “Fiquei sabendo (do almoço) por vizinhos. É a primeira vez que venho e não tinha onde comer hoje. Estou feliz”, observa.

A operadora de máquinas Ana Paula Conceição, 36, e o filho Lukas Conceição, 10, chegaram no evento às 10h. Segundo eles, foi um dia “muito especial”. “Não posso oferecer sempre isso para ele. Ganho o meu dia brincando e almoçando com ele”, disse.

Conforme os organizadores, a festa reuniu menor número de pessoas em relação a 2018, quando 5.000 indivíduos compareceram. Isso se deu pela demora em conseguir autorização municipal para viabilizar o almoço na unidade de ensino e o tempo pequeno para avisar a comunidade. “Fazemos a diferença na vida dessas pessoas. Reunimos famílias do Parque São Bernardo, da Vila São Pedro e do Baeta Neves também. É sempre gratificante”, destaca José da Silva Lemes, 56, o Zé Neguinho. “Lembro de pessoas que vinham aqui quando crianças e hoje trazem seus filhos”, diz.

DIVERSÃO

A criançada da comunidade teve a oportunidade de participar de gincanas com voluntários e brincar em cama elástica, além de comer algodão-doce e pipoca. Depois do almoço, o Papai Noel distribuiu cerca de 350 kits com brinquedos – 175 para as meninas e 175 aos meninos – compostos de bonecas, jogos interativos, bola e maquiagens, todos arrecadados desde setembro.

“Todo ano participo. Estou recém-operada, mas fiz questão de estar aqui”, comenta a telefonista Cleonice Maria, 56, que trabalha desde a primeira edição do evento como voluntária e é responsável por fazer o bolo de 70 quilos também servido como sobremesa. Neste ano, o sabor foi de doce de leite com coco.

Marjorie de Souza, 7, garantiu sua boneca, flauta e um jogo de quebra-cabeça. “Tinha pedido uma boneca para o Papai Noel e consegui”, destaca. Já Guilherme Antônio, 9, escolheu o kit com bola de futebol. “Vou usar para jogar com meus amigos”, ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;