Cultura & Lazer Titulo
Cinema: Asterix e Obelix estréiam na Europa
Do Diário do Grande ABC
29/01/1999 | 13:30
Compartilhar notícia


Asterix e Obelix, os galeses mais famosos do planeta, atacarao na próxima semana as telas grandes do mundo, graças aos atores franceses Christian Clavier e Gerard Depardieu, que encarnarao os personagens.

O filme, uma ambiciosa co-produçao européia digna de Hollywood, estreará no próximo dia 3 de fevereiro na França, Bélgica e Suíça e depois na Alemanha, Canadá e Itália.

"Asterix e Obelix contra César", a produçao mais cara já realizada em língua francesa, com um orçamento de 48 milhoes de dólares, é um dos filmes mais esperados do ano. É a poçao mágica em que repousam as esperanças do cinema francês neste início de ano.

A história é a mesma dos quadrinhos que encanta há anos crianças e adultos no mundo inteiro: a da pequena aldeia galesa que resiste vitoriosamente ao poderio das legioes romanas de César, graças a uma poçao mágica cuja composiçao é um segredo guardado zelosamente pelo druida do povoado.

O filme, dirigido por Claude Zidi, tem um elenco de atores europeus particularmente bem escolhidos jpara encarnar os populares heróis dos quadrinhos, cujas aventuras já venderam no mundo 280 milhoes de exemplares em 60 idiomas.

Christian Clavier, como Asterix, o galês baixinho e sagaz, e seu companheiro Gerard Depardieu no ingênuo e grandao Obelix, distribuidor de menires e comedor de javalis, estao cercados pelo italiano Roberto Benigni (Detritus, infame romano), da nova sex-simbol francesa, Laetitia Casta (Falbala), de Gottfried John (mpecável no papel de César), de Michel Galabru (Abracurcix, o chefe dos galeses), Pierre Palmade (Asuranceturix, o bardo).

A interpretaçao dos atores e a excelente decoraçao da aldeia galesa e do universo imaginado há 40 anos por René Goscinny e Albert Uderzo sao acompanhadas por efeitos especiais a cargo da empresa Duboi. Mas, estas aventuras inéditas dos galeses, baseadas em um roteiro de Claude Zidi e com diálogos de Gerard Lauzier, sofrem em momentos uma perda de ritmo e teriam merecido mais vivacidade, mais brio. Apesar desse defeito, o filme agradará sem dúvida, especialmente às crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;