Nacional Titulo
Ator soropositivo morre por falta de assistência no Recife
Do Diário do Grande ABC
11/06/2000 | 21:25
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Centenas de pessoas acompanharam neste domingo, em Olinda, o enterro do ator Roberto de Lira França, o Pernalonga, assassinado na madrugada de sábado. Vítima de latrocínio, ele foi atingido com uma facada na perna, perdeu sangue durante quase três horas e agonizou até ser levado ao Hospital da Restauraçao. O ator era portador do vírus da Aids e como sangrava muito vizinhos ficaram com medo de ajudá-lo e contaminar-se.

O pai do ator, Manoel França, disse que os médicos que o assistiram consideraram a morte evitável - o simples estancamento do sangue teria sido suficiente para controlar o choque, antes do atendimento hospitalar. Roberto França foi atingido na perna direita, na regiao próxima à artéria femural. Ator e arte-educador, ele era soropositivo havia 13 anos e, além de ter divulgado a sua condiçao, tornou-se desde a década de 80 ativista e colaborador de campanhas de prevençao e educaçao em saúde para crianças.

O vereador e coordenador do Centro Dom Hélder Câmara, Marcelo Santa Cruz, um dos amigos de Pernalonga, disse nao descartar a possibilidade de França ter sido agredido por ser homossexual e soropositivo. "Há duas questoes cruéis a considerar: a sanha fascista que tem feito vítimas entre mendigos, homossexuais, negros e simplesmente excluídos; e a violência cada vez mais banalizada, ele morreu por omissao de socorro", afirmou Santa Cruz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;