Setecidades Titulo
OAB ‘aprova’ só um curso na região
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
27/01/2004 | 22:04
Compartilhar notícia


A Faculdade de Direito de São Bernardo é a única das quatro instituições de ensino superior da região, que têm curso de Direito, a receber o selo de qualidade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), concedido aos 60 melhores cursos do país. No estado de São Paulo, 12 faculdades fazem parte da lista da OAB, que avaliou 215 cursos em todo o país. Essa é a segunda vez que a avaliação é feita; a primeira aconteceu em 2001.

Apenas os cursos com mais de nove anos de existência são avaliados e por isso nem todas as 762 faculdades de Direito do país passaram pela análise. Dos 215 cursos examinados, somente 28% foram aprovados.

No Grande ABC, além da Faculdade de Direito de São Bernardo, a UniABC (Universidade do Grande ABC), a Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo) e o Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano) possuem cursos de Direito, mas não conseguiram o selo de qualidade. No último ranking da OAB de São Paulo, referente ao exame para obter o certificado da ordem realizado em agosto passado, o Imes estava na 9ªcolocação. A Uniban possuía o 51º lugar e a UniABC, a 55ªe última colocação.

Segundo informações da OAB, a concessão do selo de qualidade do ensino de Direito não significa um ranking e sim uma relação com as instituições recomendadas pela ordem para cursar Direito. A entidade chega, inclusive, a recomendar ao MEC (Ministério da Educação) que não permita a abertura de novos cursos que não tenham condições de oferecer boa qualidade de ensino na avaliação dos técnicos da ordem.

Para conceder o selo, o Conselho Federal da OAB leva em conta os resultados do Provão (exame feito anualmente pelo MEC) e as avaliações feitas pelos conselhos estaduais. “A OAB possui comissões de ensino jurídico que ficam em constante contato com as instituições e, dessa forma, tem condições para dar um parecer sobre a qualidade de cada uma. O fato de 12 das 60 melhores instituições estarem em São Paulo significa que o Estado demonstra uma melhor qualidade de ensino jurídico, mas também temos muitas faculdades com um nível ruim por aqui”, afirmou a presidente da comissão de exame da OAB São Paulo, Ivette Senise Ferreira.

A primeira edição do selo foi divulgada em 2001 e a Faculdade de Direito de São Bernardo, que tem 40 anos de existência, também estava nessa lista. Com cerca de 400 formandos por ano e uma relação de quatro candidatos por vaga, aos poucos a faculdade está se tornando uma referência, disse acreditar a diretora da instituição, Eliana Borges Cardoso.

“O resultado não muda muita coisa no nosso trabalho, mas mostra que o caminho está correto. Temos investido muito nos alunos, oferecendo cursos extracurriculares e disponibilizando a prática jurídica com prestação de serviços à comunidade. Também temos uma boa qualificação dos professores, que se não têm título de mestre ou doutor estão estudando para isso. Essa soma, além do intercâmbio com outras instituições, faz com que a instituição tenha esse bom resultado”, afirmou Eliana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;