Setecidades Titulo
Mães aprendem a fazer comida com sobras de feira em Mauá
Do Diário OnLine
10/01/2003 | 15:23
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá está oferecendo, até o próximo dia 18, cursos de como aproveitar os restos de verduras e frutas recolhidas nas feiras livres da cidade. As aulas são direcionadas a 40 mães de filhos desnutritos e dez mulheres idosas do Jardim Oratório.

O projeto Aproveitamento, Sabor e Saúde foi desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e da Cidadania do Município, com a ajuda dos agentes comunitários de Saúde, que identificaram as mães de filhos que sofrem com a desnutrição.

No Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) do Oratório, dois grupos de 25 mulheres aprendem, duas vezes por semana, a aproveitar, na prática, os alimentos desperdiçados por feirantes da cidade.

"Casca de abacaxi vira suco e a de banana vira bife, suco e geléia", diz Marília Silvania Barbosa, responsável pela Unidade do Núcleo de Formação, Capacitação e Requalificação para o Trabalho (Focar) do Jardim Oratório.

"Nossa idéia é treinar as mães e os agentes de saúde, que também participam do curso, para que eles ensinem outras pessoas e, dessa forma, trabalhem como agentes multiplicadores para erradicar a fome em Mauá", conta.

As frutas e verduras utilizadas no curso são recolhidas na feira, no máximo, no dia anterior à aula. Duas assistentes da cozinha selecionam, tratam e separam o material em potes plásticos, para depois acondicioná-los em uma geladeira. Durante as aulas, duas educadoras sociais também cuidam dos filhos das alunas e desenvolvem atividades lúdicas, com jogos educativos para as crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;