Cultura & Lazer Titulo
Abreu fala sobre 'Maria Peregrina'
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
07/12/2004 | 11:04
Compartilhar notícia


O dramaturgo Luís Alberto de Abreu é o convidado desta terça-feira do projeto Dramáticos Paulistanos, promovido pelo Sesc Carmo, em São Paulo. Diante de uma platéia de até 30 pessoas, o são-bernardense falará sobre sua obra Maria Peregrina, espetáculo cujo personagem central é baseado na trajetória real de uma mulher que viveu por mais de 20 anos como andarilha nas ruas de São José dos Campos, interior do Estado. Conhecida como Nega do Saco ou Maria do Saco, ela morreu em 1964 e chegou a ser considerada por moradores da cidade uma espécie de santa popular.

Antes do debate, haverá uma leitura dramática da peça, com a participação da atriz Magali Biff e de um ator convidado. A direção é de Dedé Pacheco.

Depois, o público será incentivado a ler um trecho da obra. A proposta é que todos os presentes interessados, sem uma divisão de papéis, leiam parte do texto. Na seqüência, Dedé e Magali fazem uma apresentação bibliográfica do trabalho do dramaturgo. Só então abre-se a possibilidade de fazer perguntas ao autor.

O texto de Maria Peregrina foi criado em 2000 por Abreu, a convite da Companhia de Teatro da Cidade, em São José dos Campos. A idéia era fazer o resgate da cultura do Vale do Paraíba, a partir dessa figura conhecida dos moradores daquela região. Durante a pesquisa, pouco se descobriu sobre a verdadeira Maria do Saco. Não havia registros, apenas informações orais. E cada pessoa tinha uma versão.

A saída foi construir um texto com histórias que podem ou não ter ocorrido. O processo de criação foi colaborativo. O elenco improvisava sobre a síntese de três histórias fornecidas por Abreu. Assim, nasciam idéias que eram discutidas e buriladas. Em três meses, o texto ficou pronto, sem necessidade de retoques. O dramaturgo trabalhou com a narrativa épica e com elementos do teatro nô.

O projeto Dramáticos Paulistanos encerra-se na próxima terça-feira, com Gianfrancesco Guarnieri e sua famosa peça Eles Não Usam Black-Tie. Pela série, já passaram Fernando Bonassi, Otávio Frias Filho, Mário Bortolotto e Bosco Brasil.
 
Dramáticos Paulistanos - Leitura dramática de Maria Peregrina, seguida de debate com Luís Alberto de Abreu. Nesta terça-feira, às 19h. No Sesc Carmo - r. do Carmo, 147. Tel.: 3105-9121. Entrada franca. As inscrições devem ser feitas antes, por telefone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;