Cultura & Lazer Titulo
Dramas da história são temas de filmes na TV
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
21/11/2002 | 18:24
Compartilhar notícia


A TV Cultura estréia nesta sexta uma nova faixa para a exibição de filmes, o Cine Cultura, que irá ao ar às sextas-feiras, sempre às 22h30. O longa-metragem Aleluia, Gretchen (1976), do importante cineasta catarinense Sylvio Back, é a atração desta sexta.   

O longa de ficção narra a trajetória de uma família de imigrantes alemães que, nos anos 30, fugindo do regime nazista, se refugia em uma pequena cidade paranaense.   

Ao longo de julho de 2001, a TV Cultura exibiu outros quatro filmes de Back: Guerra do Brasil (1987), Revolução de 30 (1980), Rádio Auriverde (1991) e República Guarani (1982), dentro da faixa Cine Brasil. Para as próximas sextas, estão programados outros três filmes do premiado cineasta: Guerra dos Pelados (1971), Yndio do Brasil (1995) e Lance Maior (1968).   

Os filmes de Back exibidos no ano passado e os que serão transmitidos nesta sexta e nas próximas sextas-feiras integram a Cinemateca Sylvio Back, pacote com dez fitas que conta com boa parte da filmografia do cineasta. A caixa completa ou fitas em separado podem ser adquiridas por meio do site www.videocultura.com.br.  

Inédito – Às 21h desta sexta, o canal STV – Rede Sesc/Senac de Televisão (Canbras) exibe a primeira parte do documentário inédito na TV 35 – O Assalto ao Poder, de Eduardo Escorel, filme que fecha a trilogia do cineasta (os outros dois são 1930 – Tempo de Revolução e 32 – A Guerra Civil).   

O filme revela o fracasso da derrubada de Getúlio Vargas pelos levantes de 1935, iniciados com a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes. A narração é do ator Paulo Betti. A segunda parte de 35 – O Assalto ao Poder vai ao ar na próxima sexta-feira (dia 29), também às 21h.   

O canal de TV ainda programou uma série de reapresentações do documentário. A primeira parte será reexibida diariamente deste sábado ao dia 28, e a segunda, do dia 30 a 5 de dezembro, sempre em horários diferentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;