Setecidades Titulo Visita ilustre
Gambá preso em árvore sensibiliza moradores de Santo André
Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
25/10/2019 | 14:12
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Moradores do Jardim Cambuí, em Santo André, estão sensibilizados com um gambá que desde as 9h da manhã de hoje está em uma das árvores da Rua Araraí. Segundo os munícipes, o animal tentou entrar em ao menos três casas antes de subir na árvore, de onde não desceu mais.

A psicóloga Rosemeire Rozador, 60 anos, viu o bicho andando de um portão a outro antes de escalar o vegetal em frente ao número 277 da via. "Nosso medo é que ele caia e se machuque, ou desça e seja atacado por algum cachorro", explicou.

Segundo a moradora, diferentes órgãos foram contatados para que o animal pudesse ser resgatado. "Ligamos nós Bombeiros, no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), na Guarda Florestal, na Secretaria de Meio Ambiente, mas ninguém fez nada", reclamou. Uma servidora da Secretaria de Meio Ambiente chegou a ir ao local, mas informou que não havia o material necessário para que o animal fosse retirado dos galhos.

"A gente sempre vê na TV avisos para que os órgãos de proteção sejam acionados quando algum animal silvestre é avistado, mas até agora, ninguém pode nos ajudar", protestou a dona de casa aposentada Maiza Puccinelli, 61. A reportagem entrou em contato com o Semasa que informou que daria andamento e atendimento à ocorrência. 

A Prefeitura de Santo André informou, por meio de nota, que pela manhã foi realizada vistoria no local pela equipe do Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Semasa, e que foi constatado que o gambá (Didelphis aurita) estava em uma árvore com aproximadamente sete metros de altura, o que inviabilizou o resgate.

"Segundo relatado pela técnica que realizou a vistoria, o gambá é um animal de hábitos noturnos, não está machucado, portanto conclui-se que o mesmo não descerá da árvore até anoitecer e se sentir seguro para se abrigar em outro lugar", informou a nota. "Salienta-se que os técnicos entraram em contato com solicitantes e foram informados que até o momento o gambá encontra-se no mesmo local, reforçando a conclusão da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente", conclui o comunicado.

Ainda de acordo com a administração, os moradores foram orientados a entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (4439-1958) ou Semasa (115) se o animal descer ou se alocar em outro local, visando o resgate seguro e responsável desse animal silvestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;