Economia Titulo
BCE aumenta taxa de juros de 3,75% para 4,25 %
Por Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 10:20
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) aumentou sua taxa de juros a curto prazo, o ``Refi', de 3,75% para 4,25% nesta quinta-feira, anunciou um porta-voz desta instituiçao ao término do Conselho de Diretores de Bancos Centrais.

Os analistas já haviam previsto este aumento na terça-feira, baseados nos dados econômicos que indicavam alta da inflaçao. Eles apostavam justamente em uma alta de 0,5%.

``Um grande crescimento da atividade econômica, combinado com uma oferta de base monetária em rápida expansao e o perigo de inflaçao (devido à fragilidade do Euro e à recuperaçao da alta dos preços do petróleo), sugerem uma alta dos riscos que pesam sobre a estabilidade dos preços', escreveu o Deutsche Bank, em uma análise que resumia a opiniao geral.

A maioria dos especialistas evocava como principal argumento e maior novidade a alta em abril da base monetária M3 na eurozona (11 países), o que, para alguns, é o sinal que o BCE esperava para tomar sua decisao, nesta quinta-feira.

A M3 aumentou 6,5% em abril, após os 6,4% de março, o que significa que há uma grande liquidez disponível atualmente e que o endurecimento das condiçoes de crédito nao prejudicaria a recuperaçao econômica.

O presidente do BCE, Wim Duisenberg, lembrou, semana passada, a importância da M3 para o trabalho de prospecçao do Banco Central. A M3 é o primeiro dos artifícios usados pelo banco para avaliar os riscos de inflaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;