Cultura & Lazer Titulo
Pianista George Russell morre aos 86 anos
29/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Morreu segunda-feira em Boston, Estados Unidos, aos 86 anos, o mais influente nome da vanguarda jazzística no século 20, o pianista e maestro George Russell. Ele sofria do Mal de Alzheimer e morreu de complicações decorrentes da doença. Russell deixou mulher, um filho e três netos.

Tão importante músico quanto teórico, Russell trabalhou com todas as grandes revoluções de sua época, do jazz free ao atonal, do jazz rock aos poliritmos africanos. Causou tanto impacto com a publicação do livro "The Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization", em 1953, que arrastou com suas ideias nomes seminais do jazz da época, como Miles Davis e John Coltrane. O livro de Russell foi considerado a primeira grande contribuição teórica ao jazz.

Foi líder do grupo Living Time Orchestra. Suas ideias e seu piano podem ser encontradas em mais de 30 discos, ao lado de gigantes como Bill Evans, John Coltrane, Dizzy Gillespie, Max Roach e Jan Garbarek. Russell foi indicado três vezes ao Grammy, e ganhou o American Music Award e o British Jazz Award, entre outros inúmeros prêmios. É tido como um renovador que deu combustível novo tanto ao cool jazz quanto ao jazz west coast, o estilo desenvolvido na Califórnia por músicos brancos.

Dialogou com todas as facetas da vanguarda nos anos seguintes. Após trabalhar com lendas como Eric Dolphy, Bill Evans e Art Farmer, ele reuniu-se, em 1962, com músicos que fariam a revolução seguinte, como o então jovem baixista Steve Swallow , em um disco histórico de 1962. A banda tinha ainda Don Ellis no trompete, Pete LaRoca na bateria, o trombonista Garnett Brown e o sax tenor Paul Plummer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;