Economia Titulo
FHC diz que ano termina melhor do que começou
Do Diário do Grande ABC
28/11/1999 | 18:34
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou neste domingo, durante visita a Pirenópolis que, "com toda tempestade que houve pelo mundo", o ano de 1999 está terminando melhor do que começou. "Com mais confiança", disse ele, sem levar em conta o salto dado pelos índices de inflaçao medidos nas últimas semanas. "É muito pouquinha (a elevaçao da inflaçao)", tentou amenizar ele, ao ser indagado sobre o salto nos percentuais, nos últimos dias. "Nao adianta ficar discutindo virgulinha", ironizou ele. "O povo quer é trabalho, quer crescimento e nós estamos retomando o crescimento", assegurou.

Depois de chegar de uma visita a três países, que durou dez dias, e enfrentar uma nova crise com o Congresso, por causa da reforma tributária, o presidente aproveitou o passeio a Pirenópolis para descontrair. Inaugurou o teatro Sebastiao Pompeu de Pina, uma obra do século passado, reformado com a maior parte da verba cedida pelo governo federal, assistiu a encenaçao de parte da opereta "Pagode Xonxon" e ouviu a Orquestra Sinfônica de Goiás.

Conhecido por sua fama de pao-duro, o presidente nao fez por menos, após ouvir dois discursos repletos de pedidos de verbas e contribuiçoes. Ao ser convidado para se tornar sócio-contribuinte da Sociedade dos Amigos de Pirenópolis (Soap) jogou o problema para D. Ruth, avisando que ela resolveria a questao. "Estou de acordo, mas a Ruth paga", disse, provocando risos na platéia. O presidente reafirmou que nao gosta de gastar dinheiro e comentou que, por isso, estava "preocupado" com tantos pedidos. Mas, na mesma hora, tratou de repassá-los para para as áreas específicas.

Em seguida, o presidente ouviu a banda Phoênix, que apresentou três números: "Tico-tico no Fubá", "Mineirinho" e "Quebrado no pé". Demonstrando bom-humor, o presidente acompanhou as três músicas ora dedilhando, ora batendo o pé e até com gingados no corpo. Aparentemente a que mais agradou foi o pagode "Mineirinho", do grupo Só para Contrariar, cuja letra diz: "eu nao tenho culpa de comer quietinho, no meu cantinho boto para quebrar; levo minha vida, bem do meu jeitinho, sou de fazer, nao sou de falar". D. Ruth, que estava ao seu lado, nao seguiu o mesmo ritmo.

Do centro de Pirenópolis, Fernando Henrique foi almoçar na fazenda do governador de Goiás. Cerca de 30 pessoas entre deputados federais e estaduais, secretários de estado e o líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF) participaram do almoço. Ele regressou para Brasília por volta das 15h30. Esta segunda-feira o presidente estará no Rio de Janeiro fazendo palestra na Escola de Guerra Naval. Depois, vai à Federaçao das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), participar de um seminário do seu partido, o PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;