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Delivery cresce no Grande ABC
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
26/01/2002 | 17:01
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O sistema de entrega em domicílio, ou delivery, tem crescido significativamente no Grande ABC em vários segmentos. Em alguns estabelecimentos, a entrega, que torna mais cômoda a prestação do serviço, corresponde a mais da metade do faturamento líquido do negócio. É o caso do restaurante e pizzaria Babbo Rafaelle, de Santo André, onde 95% do número de pizzas vendidas diariamente são para viagem. Com base nesses dados, o proprietário, Danny François Morgan, estuda a possibilidade de encerrar o atendimento no salão e trabalhar somente com o sistema de delivery que, atualmente, representa 80% do faturamento da casa.

Com uma carteira de 2,5 mil clientes, o Babbo Rafaelle chega a entregar cerca de 120 pizzas por sábado, o dia de melhor movimento, quando conta com seis motoqueiros. “No mês vendemos cerca de 1,5 mil unidades ante as 500 vendidas pelo antigo proprietário, há sete anos.”

Para realizar entrega domiciliar, o proprietário cobra uma taxa que varia entre R$ 2 e R$ 3, dependendo da localização.  Devido à grande demanda de pedidos para entrega em domicílio, principalmente originados em Santo André, o proprietário do Felíssimo Restaurante e Cervejaria, no Shopping Metrópole, em São Bernardo, Adriano Augusto Ferreira, investirá em duas novas unidades: uma na avenida Kennedy, no mesmo município, com inauguração prevista para junho, e outra no Bairro Jardim, em Santo André, em novembro.   

Segundo Ferreira, o serviço de delivery no restaurante foi implementado há dois anos, e o maior movimento é registrado aos fins de semana, quando aumenta o número fixo de dois entregadores para oito. As entregas em domicílio representam 48% do faturamento. “Em um fim de semana chegamos a entregar de 100 a 110 pratos, enquanto nos dias de semana o número diminui para a média de 40 a 50. Aos domingos, os pedidos para entrega são maiores do que o movimento no salão.” 

Animais – A prestação do serviço em domicílio integra o rol de ofertas de alguns pet shops do Grande ABC há um bom tempo, embora as lojas tenham algumas restrições. Na ABC Dogs, de Santo André, o cliente consegue receber rações e medicamentos em casa mediante o pagamento de uma taxa proporcional ao seu endereço, caso não resida na cidade. A entrega está vinculada a compras de no mínimo R$ 20. Segundo o sócio gerente da loja, Nivaldo Giraldeli, 25% das vendas do pet shop, hoje, são feitas em domicílio.  

Outro serviço da ABC Dogs que oferece a mesma comodidade é o transporte dos animais para banho e tosa. Com capacidade para transportar 60 animais por semana, Giraldeli afirmou que a concorrência limita sua média a cerca de 20 cachorros. Para garantir a comodidade, o cliente arca com um acréscimo de R$ 5 no custo do serviço.

Na Animavet Vetmania, de Diadema, além da entrega de produtos, os clientes podem solicitar consultas veterinárias em casa. Segundo a auxiliar Renata Borges Franco, a clínica realiza entre três e quatro consultas domiciliares por dia e entrega entre dez e 15 pedidos de mercadoria. No faturamento, a entrega em domicílio corresponde a 15% ou 20%.

Dos serviços realizados atualmente pelo pet shop Art Dog, de Santo André, 80% são realizados em domicílio. Desde a criação do delivery, há três anos, a loja garantiu um incremento entre 20% e 30% no seu faturamento. De acordo com a sócia proprietária, Maria do Socorro Freitas da Luz, para realizar o serviço de banho e tosa domiciliar, a Art Dog conta com um furgão equipado com todos os materiais necessários para cuidar da estética e da higiene dos animais: banheira, secador, soprador, mesa de tosa, máquina de tosa, tesoura, pente, escova, perfume, toalha e aquecedor a gás. Além do motorista, que é habilitado a auxiliar nas atividades, o pet shop delivery leva um tosador, que é o profissional que realiza as tarefas.  O preço do serviço em domicílio não muda de acordo com o local em que o cliente mora. Além da modalidade delivery, o Art Dog também conta com o Taxi Dog, que leva e busca o animal para ser tratado no próprio pet shop.




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