Setecidades Titulo
Viaduto da Lions é oficialmente aberto
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
31/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


As obras do viaduto que liga a Avenida Lions, em São Bernardo, até a Avenida Prestes Maia, em Santo André, finalmente chegaram ao fim. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo prefeito Luiz Marinho (PT), que nomeou o novo equipamento como Viaduto Rotary, com 500 metros de extensão em três pistas de rolamento nos dois sentidos.

A intervenção teve início em junho de 2008 e faz parte do conjunto de obras do PTU (Programa de Transporte Urbano). O investimento total é de R$ 32,5 milhões, sendo 70% desse montante financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O secretário de transportes de São Bernardo, Oscar Silveira Santos, afirmou que as obras finalizadas não devem apenas beneficiar os motoristas das duas cidades que comportam o viaduto. "A melhoria da mobilidade não é de caráter municipal, e sim regional. São vias importantes que influenciam no trânsito em toda a região".

O prefeito Luiz Marinho ressaltou a importância de atividades integradas a outras prefeituras para que a situação do trânsito regional não se agrave. "Existe a necessidade de planejamento regional do trânsito, tanto para o transporte público quanto de ônibus de empresas que trafegam diariamente no local", disse.

REBAIXAMENTO E METRÔ
Outra obra que compõe o Programa de Transporte Urbano é o rebaixamento iniciado em abril da Avenida Lions, por onde circulam diariamente 80 mil veículos. Duas marginais serão construídas paralelamente para melhorar o trânsito.

Para consolidar a construção das marginais é necessário realizar a desapropriação de algumas casas que circundam a região. Marinho anunciou que a previsão de entrega da obra é para o fim de 2011. Até lá, máquinas e operários vão obstruir o tráfego, e o motorista continuará a enfrentar congestionamentos.

O rebaixamento da avenida vai eliminar alguns cruzamentos com a Via Anchieta até o início da Avenida Príncipe de Gales, próximo à Fundação Santo André, e aliviar o trânsito caótico das regiões, principalmente em horários de pico, além de evitar a ocorrência de acidentes.

O prefeito aproveitou a para reacender a discussão sobre a vinda do metrô para o ABC. "Não é promessa. É direito nosso fazer essa reivindicação ao governo estadual e, inclusive, nos responsabilizamos pelo primeiro financiamento do projeto. Está em planejamento a ideia de incluir a obra no PAC 2", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;