Economia Titulo
Banco português espera ter crescimento no Brasil
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 13:21
Compartilhar notícia


O Banco Espírito Santo SA (BES), de Portugal, considera o Brasil um mercado-chave para investimentos e espera crescer no país por meio de aquisiçoes, embora as negociaçoes ainda estejam nos estágios iniciais, disse o executivo-chefe do banco, Ricardo Espírito Santo Salgado, segundo a agência Dow Jones. No Brasil, o Banco Espírito Santo tem participaçoes no Banco Boavista, junto com o Crédit Agricole e o grupo Monteiro Aranha.

Salgado falou em entrevista coletiva no fim da tarde desta quarta-feira, em Lisboa depois de confirmar o fracasso da planejada fusao do BES com o Banco Português de Investimentos (BPI). Na terça-feira, o BES e o BPI anunciaram que, "em acordo mútuo", desistiram da fusao que criaria o maior banco privado de Portugal, com ativos de cerca de 40 bilhoes de euros e uma capitalizaçao de mercado de cerca de 5 bilhoes de euros.

Salgado disse que o BES vai voltar à antiga estratégica de crescimento orgânico mais cauteloso, acompanhado de uma forte iniciativa em comércio eletrônico. "Tamanho nao é tudo", afirmou. "Com a revoluçao tecnológica, simplesmente adicionar agências nao é a resposta", acrescentou. Na área da nova economia, o BES vai criar uma holding, BES.com, para gerenciar suas operaçoes online, e uma incubadora de capital de risco para Internet.

O banco vai investir cerca de 49,8 milhoes de euros para ampliar sua presença on-line. A Portugal Telecom SA será uma parceira-chave nas atividades on-line. Nesse sentido, disse Salgado, o BES poderá ampliar no futuro sua participaçao de cerca de 5% na PT. Segundo o executivo, a PT também poderá adquirir uma participaçao no BES, embora nada tenha sido decidido a respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;