Cultura & Lazer Titulo
Ministério da Fazenda informa que nao há risco com o Bug
Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 15:21
Compartilhar notícia


O Ministério da Fazenda já está com o seu sistema de informática preparado para a virada do ano. O presidente do Comitê Coordenador de Planos de Contigência do Ministério da Fazenda para o Ano 2000, Kleber Campos Rodrigues Filho, informou nesta sexta que os programas do sistema de informática do Ministério da Fazenda já estao rodando como se estivessem no ano 2000. "O Ministério da Fazenda está completamente preparado para enfrentar o Bug do Milênio", disse Rodrigues Filho. "Nao vamos ter a expectativa de esperar a passagem do ano para ver se vai dar algum problema no sistema", garantiu.

Segundo ele, testes e simulaçoes feitos no sistema indicaram que nao há risco de problemas com o Bug. "Nao estamos esperando problemas; se eles surgirem, serao localizados e sanados", afirmou. Há três anos, os órgaos da administraçao direta e indireta vinculados ao Ministério da Fazenda estao se preparando para o Bug. Para cada um deles, foi preparando um plano de continuidade dos serviços no caso de eventuais problemas na passagem do ano, como falta de energia e telecomunicaçoes.

Foram identificados os principais serviços essenciais oferecidos por esses órgaos e que podem afetar a vida da populaçao, entre eles as atividades de comércio exterior da Receita Federal e o Sistema de Administraçao Financeira (Siaf). Segundo o presidente do Comitê, geradores próprios garatem o funcionamento do Banco Central por 15 dias sem energia e telecomunicaçoes e da Receita Federal por 10 dias.

Plantao - O presidente do Comitê Coordenador de Planos de Contigência do Ministério da Fazenda para o Ano 2000 informou ainda que equipes de plantao e prontidao serao mantidas durante o Ano Novo. "Estamos alertas; o nosso papel é estar atento", disse ele. "Tomamos todas as açoes para garantir a continuidade dos serviços críticos, mas estamos alertas para qualquer tipo de eventualidade na virada do ano", afirmou o presidente do Comitê. Segundo ele, a grande preocupaçao agora é com relaçao ao comportamento da populaçao em relaçao ao Bug. "As expectativas da populaçao podem levar a algum tipo de pânico", disse. Rodrigues Filho disse ainda que o Ministério da Fazenda está também preparado para qualquer tipo de "ataque" de hackers aos seus sistemas de informática."Na virada do ano deve aumentar a incidência desses ataques", disse. Segundo ele, o Serpro, empresa do Ministério da Fazenda, tem uma equipe "Swat" muito bem preparada para enfrentar esses ataques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;