Cultura & Lazer Titulo
Morre o escritor norte-americano Kurt Vonnegut
Da AFP
12/04/2007 | 09:00
Compartilhar notícia


Kurt Vonnegut, escritor norte-americano que dedicou parte de sua obra à ficção científica, faleceu na terça-feira aos 84 anos. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira do jornal 'The New York Times'. Kurt Vonnegut morreu em Nova York em conseqüência de complicações nas lesões cerebrais provocadas por uma queda há várias semanas, explicou ao periódico um amigo do autor, Morgan Entrekin.

Prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial depois de ser capturado pelos alemães, em 1945, Kurt Vonnegut relatou em uma de suas obras-primas, 'Matadouro 5', a experiência no terrível bombardeio de Dresden.

Nascido na cidade de Indianápolis em 11 de novembro de 1922, Vonnegut foi capturado durante a batalha das Ardenas. Confinado em uma galeria de Dresden que servia de matadouro na época do bombardeio aliado, foi um dos poucos sobreviventes do grupo de sete prisioneiros norte-americanos.

Sua obra inspirada neste acontecimento, com o título original de 'Slaughterhouse-Five' e publicada em 1969, época da guerra do Vietnã, proporcionou um sucesso imediato ao escritor. Ele também escreveu uma dezena de romances, muitos dedicados a denúncias contra as guerras e ditaduras. Entre seus livros publicados no Brasil estão 'Um Homem Sem Pátria', 'Destinos Piores que a Morte', 'Hocus-Pocus' e 'Timequake - Tremor de Tempo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;