Cultura & Lazer Titulo
Morre cantora lírica francesa
Das Agências
22/04/2001 | 18:42
Compartilhar notícia


A cantora francesa de origem alemã Irène Joachim, 88 anos, morreu nesta sexta-feira, mas os familiares anunciaram neste domingo. A cantora, que sofria há alguns anos do mal de Alzheimer, vivia numa casa de repouso da região parisiense.

Seu nome é associado à Mélisande, personagem de "Pelléas et Mélisande" de Claude Debussy, que ela representou durante vários anos na Ópera Cômica, ao lado de Jacques Jansen, sob a direção de Roger Désormière, seu marido, nos anos 40 e 50. Com esta equipe, ela fez a primeira gravação desta ópera pela EMI Classics nos anos 40.

Irène era famosa pelas interpretações dos românticos alemães (Liszt, Schumann), do compositor Anton Webern e de Pierre Boulez, um dos mestres da música contemporânea.

A cantora também interpretou alguns papéis no início do cinema falado, com Jean Grémillon, Jacques Becker ee Jean Renoir, sob a direção de quem ela se apresentou com a marquesa tocando cravo em "La Marseillaise".

Irène participou ativamente da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;