Cultura & Lazer Titulo
Congada feita no Grande ABC
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
18/06/2005 | 08:16
Compartilhar notícia


A cultura popular continua em pauta durante este fim de semana dentro do projeto Tradições Populares, do Sesc Santo André. Com o objetivo de revelar a riqueza das crenças, misticismos e religiosidades nacionais, o grupo folclórico Congada do Parque São Bernardo, de São Bernardo, sobe ao palco montado no espaço de eventos domingo, a partir das 16h, para mostrar o bailado em homenagem a São Benedito e à Nossa Senhora do Rosário.

Composta atualmente por 45 integrantes, a formação popular promete uma hora de mergulho na tradição originária da África. "Vamos mostrar cantigas populares e danças, entre elas, a do trança-fitas", diz o coordenador do grupo Benedito da Silva Lemes, 53 anos, conhecido como Ditinho da Congada. Trança-fitas, um dos pontos altos da apresentação, como explica Ditinho, é uma dança em que várias pessoas envolvem fitas de diferentes cores num mastro. "Antigamente a dança envolvia uma árvore e ela representa fartura e a união das pessoas".

Criada em 1981 por Antônio da Silva Lemes, pai de Ditinho, o Grupo de Congada do Parque São Bernardo extrapolou as fronteiras da periferia da região, viaja o país fazendo apresentações e recentemente foi tema de tese defendida esta semana na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;