Internacional Titulo
Barak pedirá que Clinton pressione Arafat em Portugal
Do Diário do Grande ABC
31/05/2000 | 11:23
Compartilhar notícia


O premiê de Israel, Ehud Barak, pedirá na quinta-feira ao presidente americano Bill Clinton que pressione o líder palestino Yaser Arafat sobre as profundas divergências nas negociaçoes do estatuto permanente que serao retomadas na noite desta quarta-feira em um lugar nao precisado do Oriente Médio.

Nesse sentido se manifestaram, nesta quarta-feira, fontes governamentais israelenses que disseram que Barak também dirá a Clinton, que poderá realizar uma reuniao tripartite com Arafat, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

A eventual reuniao tripartite teria por objetivo que Barak e Arafat firmassem o "acordo marco" sobre o estatuto permanente, o que ambas partes haviam proposto fazer no mês de fevereiro, a fim de alcançar um tratado definitivo de paz em setembro deste ano.

Por sua parte, o principal negociador de Israel, o ministro de Segurança Interior, Shelomó Ben-Amí, disse na manha desta quarta-feira que "nao há muito tempo para saber se haverá ou nao acordo". As informaçoes sao da agência EFE

A reuniao seria realizada em Berlim, na Alemanha, mas a presidência do Conselho Israelense informou que será realizada em Portugal.

A mudança de local da reuniao foi feita para permitir que Barak assista, na noite de quinta-feira, à cerimônia do dia de Jerusalém, que todos os anos comemora a conquista do setor desta cidade por Israel depois da guerra dos Seis Dias, em 1967, e a reunificaçao da Cidade Santa sob soberania israelense, indicou a mesma fonte.

A ausência do primeiro-ministro durante essa cerimônias serviria de pretexto para direita nacionalistas acusar Barak de nao estar disposto a defender a soberania israelense sobre Jerusalém frente às reivindicaçoes palestinas.

O presidente Bill Clinton confirmou que vai se encontrar com o primeiro-ministro israelense Ehud Barak na manha de quinta-feira, em Lisboa, falando em coletiva de imprensa ao término da cúpula EUA-UE de Queluz, perto de Lisboa.

Em Berlim, Barak deveria entrevistar-se com o chanceler alemao Gerard Schroeder antes de reunir-se com Clinton à noite. A reuniao, no entanto, será realizada em Lisboa, pela manha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;