Setecidades Titulo COLUNA
Uma circular. Uma data. Uma despedida

O conteúdo é informativo, direto, objetivo. Mas há melancolia neste enunciado que decreta o fim de mais um clube no Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Associados como o jornalista Ivan Lima receberam a mesma circular: com o fim do contrato de comodato da sede com a Telefônica Vivo (herdado da antiga CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), o CTBC Clube será obrigado a entregar suas dependências.

Comenta-se que uma igreja evangélica já estaria interessada e com negociações adiantadas para ocupar o espaço. 

Concordamos com o Ivan: é mais um pedacinho da história do Grande ABC que se perde. 

Enquanto isso, vários escritórios e agências da antiga CTBC permanecem fechados, depredados. É o caso do escritório central, outrora imponente, de muitas reuniões, de visitas históricas, localizado na Avenida Portugal.

CTBC Clube se despede

Texto: Ivan Lima

No próximo dia 29 de setembro, o CTBC Clube cederá a posse de sua sede à Telefônica-Vivo. A agremiação é obrigada a realizar a entrega, por força do término do contrato de comodato do terreno onde seus prédios foram construídos. 

Originalmente, o acerto para o uso do imóvel por 30 anos foi feito com a antiga CTBC. A partir da privatização, em 1998, a Telefônica-Vivo herdou o papel de cedente no contrato. Na prática, a entrega significa o fim do CTBC Clube, última marca ativa ligada à empresa fundada em 1954.

Hoje, um ginásio poliesportivo, uma academia de ginástica, um salão de jogos, um salão de festas, churrasqueiras e playground estão espalhados pelos 18 mil metros quadrados da sede. As atividades nesse local iniciaram em 1995, mas a história do CTBC Clube começou em 3 de abril de 1965, num galpão cedido pela CTBC, ao lado de seu antigo prédio sede, no Centro de Santo André. Ali foram montadas salas de jogos e de música, nas quais os funcionários organizavam atividades esportivas e sociais. 

Esses primeiros anos de existência podem ser, literalmente, definidos como românticos. O pequeno grupo de funcionários da CTBC nos anos 1960 (poucas centenas) era muito unido, e tinha grande disposição para realizar seus bailes e jantares, além de formar bons times amadores de futebol, que disputavam os torneios da região.

Em 1973 aquele galpão não resistiu à necessidade de expansão da empresa, que construiu um segundo edifício-sede para abrigar milhares de novos terminais telefônicos sobre o terreno da velha sede do clube.

Uma nova fase começou quatro anos depois, impulsionada pelo gosto de seus associados pela prática esportiva e pela, digamos, vocação festeira. 

A diferença era que os jogos, bailes e jantares aconteciam em espaços cedidos pela CTBC dentro de seus prédios ou em praças alugadas como os clubes Panelinha e Bochófilo de Santo André. Apesar das dificuldades, os anos 1970 e 1980 registraram torneios internos de futebol de campo, participações vencedoras nos Jogos Operários do Sesi e nada menos que cinco olimpíadas internas.

Diário há 30 anos

Domingo, 17 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7173

Manchete – Inflação de setembro já supera 33%

Eleições 89 (Retrospectiva) – Eleitores de mais de 47 anos lembram último voto, em 1960, à Presidência da República: Jânio ganhou com 48% dos votos; em segundo, Marechal Lott; em terceiro, Adhemar de Barros. Reportagem: Walter Venturini.

Saúde – Grande ABC ganhará primeiro bebê de proveta em 1990; inseminação causa polêmica há 11 anos.

Reportagem: Flavio Ficarelli.

Futebol – Pela primeira fase da Divisão Especial do Campeonato Brasileiro: no Bruno Daniel, Santo André 0, São José 1.

Em 17 de setembro de...

1859 – Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (senador) falece no Rio de Janeiro. É hoje nome de avenida em São Bernardo, a antiga Estrada do Vergueiro, cujas obras de remodelação foram realizadas pelo seu filho, José Vergueiro.

1894 – Confeitaria Colombo inaugurada no Rio de Janeiro.

1914 – I guerra. Manchete do Estadão: o combate entre os aliados e os alemães de Noyon, ao Norte de Verdun.

Os navios alemães ‘Patagonia’ e ‘Prússia’ estão impedidos de entrar nem portos brasileiros.

1939 – II Guerra. Manchete do Estadão: ultimatum alemão para a rendição da cidade de Varsóvia.

Buenos Aires – O ministro do Exterior, sr. Cantilio, confirmou que as esquadras do Brasil, Argentina e Uruguai estudam uma ação coordenada a fim de patrulhar as costas do atlântico.

1969 – Congresso das Ligas Amadoras de Futebol aberto em São Caetano.

Santos do dia

- Colomba

- Zygmunt Felinski

- Roberto Belarmino (Roma, Itália, 1542; Vaticano, 1621) – Escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: As Controvérsias Cristãs Sobre a Fé, um tratado sobre todas as heresias. Produziu outra obra famosa, Catecismo, que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de 50 idiomas

- Hildegardes. Santa Hildegarda de Bingen (Alemanha, 1098-1179) – Beneditina. Autora de livros sobre medicina e ciências naturais.

Hoje

- Dia do Transportador Rodoviário de Carga

- Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 17 de setembro:

- Em São Paulo, Pompeia. Elevado a distrito de paz em 17 de setembro de 1928. É município desde 1939, quando se emancipou de Marília. O nome homenageia Aretuza Pompeia, mulher do senador Rodolfo Miranda.</CW>

- No Rio Grande do Sul, Alvorada e Santana da Boa Vista

- Na Bahia, Buerarema

- No Rio Grande do Norte, Felipe Guerra

- Em Alagoas, Major Isidoro

- Em Minas Gerais, Morada Nova de Minas

- No Piauí, União

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;