Internacional Titulo
Rússia diz que está atacando sul da Chechênia
Do Diário do Grande ABC
12/02/2000 | 15:19
Compartilhar notícia


O Estado-Maior russo afirmou, neste sábado, ter desembarcado, com o apoio de helicópteros, várias unidades de pára-quedistas nas montanhas do sul da Chechênia, para atacar os independentistas nas regioes onde se encontram refugiados.

Ao mesmo tempo, a aviaçao continuou os bombardeios intensivos contra o que o Estado-Maior russo chama de ``bases rebeldes', nas encostas de Argun e Vedeno, duas zonas montanhosas do Sul da república.

Uma mulher de 60 anos originária de Shaami Yurt, denunciou a morte de vários civis nas aldeias a Sudoeste da capital, Grozny, em conseqüência dos combates e bombardeios das duas últimas semanas.

A área permanece totalmente cercada e só as mulheres e crianças sao autorizadas a cruzar as barreiras russas.

Enquanto isso, em Moscou, o prefeito da capital, Yuri Lujkov, pediu o fim da guerra na Chechênia o mais rápido possível, apesar de a campanha militar contar com o apoio de 73% dos russos.

Lujkov pediu a criaçao de um ``cordao de isolamento' em torno da Chechênia para isolar os independentistas, em lugar de lançar os soldados russos a uma operaçao terrestre de alto risco.

Segundo o Estado-Maior, unidades de pára-quedistas desembarcaram nas montanhas que dominam as aldeias independentistas.

Depois, as tropas federais ``atacam de cima para baixo', utilizando canhoes antitanque do tipo ``PTOuR', com um alcance de 4,5 km. Os chechenos nao têm armas suficientemente poderosas para responder e se vêem obrigados a recuar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;