Internacional Titulo
Começam as comemorações pelos 80 anos da rainha Elizabeth II
Da AFP
18/04/2006 | 20:22
Compartilhar notícia


As comemorações para marcar o 80º aniversário da rainha Elizabeth II, na próxima sexta-feira, começaram nesta terça, com a emissão de oito selos com fotos informais da soberana, o que dá início a várias semanas de almoços e jantares de gala, desfiles militares e serviços religiosos.

A rainha nasceu em 21 de abril de 1926 e cada um dos oito selos comemorativos que começaram a ser vendidos nesta terça-feira nas agências dos correios do país evocam uma década de sua vida.

O primeiro da série é uma imagem de "Lizbeth", apelido da então jovem princesa em 1931, quando tinha cinco anos, na qual aparece adormecida no ombro de sua mãe.

Todas as fotos, escolhidas entre milhares de imagens que estão nos arquivos reais, mostram uma Elizabeth muito natural, sorrindo calidamente. "Os selos refletem bem sua personalidade", afirma Andrew Bloor, o carteiro do castelo real de Balmoral (Escócia), que foi o escolhido para apresentar a série de selos ao público.

"É uma forma de dizer 'Feliz Aniversário' à nossa rainha", declarou Julietta Edgar, diretora do departamento de selos dos Correios Reais.

Os atos comemorativos continuam na quarta-feira, quando a soberana do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e de outros 15 Estados da Comunidade Britânica (Commonwealth) receberá para um almoço no Palácio de Buckingham 100 octogenários nascidos no mesmo dia que ela.

No dia seguinte, Elizabeth II, que está há 54 anos no trono, visitará a emissora de rádio e TV BBC, fundada há 83 anos.

Nesta sexta-feira, a rainha celebrará seu aniversário no belíssimo palácio de Kew (sudoeste de Londres), onde seu filho mais velho, Charles, oferecerá um jantar em sua homenagem, no qual a soberana estará cercada pela família, por seus netos, os príncipes William e Harry, respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.

Além disso, Charles, o herdeiro da coroa, prestará homenagem à sua mãe em um discurso transmitido pela televisão na sexta-feira à noite.

Acatando uma tradição iniciada com Edward VII, no início do século XX, a rainha celebrará outro aniversário em meados de junho, já que desde então o aniversário do monarca britânico é comemorado oficialmente no primeiro, segundo ou terceiro sábado de junho para aproveitar o clima do verão.

Em 17 de junho, Elizabeth II, acompanhada por seu esposo percorrerá em carruagem real o Mall, o grande bulevar que vai da Trafalgar Square ao Palácio de Buckingham, onde será saudada pelos Guardas da Cavalaria Real, antes de assistir a um desfile militar, que é uma tradição que remonta ao século XVIII.

A rainha e seu esposo assistirão também neste dia a uma cerimônia religiosa na catedral de Saint Paul, à qual assistirão 2,5 mil pessoas.

Em seguida, o prefeito de Londres, o trabalhista Ken Livingstone, oferecerá um jantar em homenagem a Elizabeth II no Mansion House, um dos grandes palácios da capital britânica, ao qual comparecerão 350 pessoas.

O menu do jantar será decidido pelo público britânico, que escolherá entre alguns pratos sugeridos pelos mais respeitados 'chefs', que começaram a apresentar suas especialidades em uma série de programas transmitidos pela BBC.

As celebrações terminarão em 25 de junho, quando a rainha oferecerá uma festa nos jardins do Palácio de Buckingham para três mil crianças escolhidas em um sorteio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;